A política de turismo em Cabo Frio ganhou um grande reforço nesta quinta-feira (23). Após ser reativado e passar por eleições, o Conselho Municipal de Turismo teve seus novos membros empossados pelo prefeito Marquinho Mendes. A posse da diretoria para o biênio 2018/2019 foi no Hotel Mandai, durante o evento “Turismo e Sustentabilidade – Boas práticas internacionais”, realizado pela Secretaria de Turismo. O evento teve a participação do palestrante espanhol Pere Muñoz e do argentino Christian Fernandez.
Com a instituição do conselho, a expectativa é levar a cidade de Cabo Frio a patamares maiores no turismo nacional e internacional e qualificar ainda mais o setor. Segundo o Diretor de Operações da Secretaria Estadual de Turismo, Sérgio Melo, é preciso ter um compromisso cada vez maior com o setor, já que Cabo Frio representa um polo regional que atrai turistas durante o ano inteiro.
“Estamos cada vez mais atentos às boas práticas de turismo e Cabo Frio tem desempenhado um papel importante no segmento. O caminho está aberto. É preciso honrar este compromisso com toda sociedade. A cidade só tem a ganhar com essa mudança cultural que está sendo feita através do trabalho da secretária Fabíola Bleicker”, disse Sérgio Melo.
Além de Sérgio, do prefeito Marquinho Mendes e da secretária Fabíola Bleicker, o evento contou com a presença de secretários e coordenadores de diversas pastas do Poder Executivo. Para o prefeito Marquinho Mendes, Cabo Frio vive um momento avanços e mudanças, através da consolidação dos projetos que estão sendo implantados.
“O turismo faz parte do nosso dia-a-dia. Os membros desse conselho firmam hoje o compromisso com toda cidade e a partir de agora têm a responsabilidade de orientar as ações que vão transformar a nossa cidade em referência turística nacional e internacional. É um conselho participativo que está de portas abertas. Tudo está sendo feito para avançar e qualificar o nosso turismo”, comentou o prefeito.
O setor turístico de Cabo Frio vem se destacando como uma das saídas bem sucedidas para o aquecimento da economia local, promoção e valorização da cidade. Fabiola Bleicker acredita que o COMTUR é um passo importante para que a cidade voe cada vez mais alto.
“O sucesso do setor de turismo depende da união de forças do poder público e da Sociedade Civil. E a criação deste conselho é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e democráticas. A importância está na condição de fórum consultivo, deliberativo, fiscalizatório e assessoramento ao poder público para o fomento ao turismo”, comentou Fabiola.
O Conselho é composto por sete integrantes da sociedade e sete do poder público. Os representantes do governo municipal no Conselho são: Cláudio Bastos, secretário de Desenvolvimento da Cidade; Ricardo Borges Machado, o Chopinho, secretário de Cultura; Clésio Guimarães Faria, secretário de Fazenda; Carlos Augusto da Cunha, superintendente de Indústria e Comércio; Gilson da Costa, coordenador geral de Fiscalização de Posturas; Ricardo Bezerra de Mello, coordenador geral de Ordem Pública; e Fabíola Bleicker, secretária de Turismo. A sociedade civil será representada pelos seguintes nomes eleitos: Layla Melgaço, representante da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio; Maria Ines Oliveros, representante da Costa do Sol Convenções e Eventos; Ielra Hellen Viter, representante da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA); Ana Claudia Melo Vieira, representando o SEBRAE; Walder Gusmão Ataíde, representante da Associação das Empresas de Turismo Náutico e Terrestre; Maria da Conceição Barbosa da Silva, representante da Associação de Mulheres de Cabo Frio; e Ilônia Vieira de Oliveira, da Federação das Associações de Moradores de Cabo Frio.