Prefeitura apresenta Planejamento da Saúde para Tamoios

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio apresentou nesta quinta-feira (15) o planejamento da saúde para o triênio 2018/2020, no distrito de Tamoios. A reunião contou com a presença do prefeito Marquinho Mendes, representantes da área de saúde e do Poder Legislativo. Na pauta estavam propostas para melhorias dos serviços prestados aos moradores.

LIRAa identifica baixo risco de infestação por Aedes aegypti em Cabo Frio

Cabo Frio já oferece consultas de radioterapia na cidade

O planejamento foi feito através de balanços realizados pelas equipes técnicas da Secretaria de Saúde e através das solicitações da população. Para o prefeito Marquinho Mendes, é muito importante discutir o direcionamento das ações da saúde para este e os próximos anos de gestão.

“No ano passado conseguimos retomar tudo que havia sido interrompido pela gestão anterior. Agora podemos executar novas e importantes ações. Os investimentos serão feitos de acordo com as necessidades do morador. Estamos dando voz às reivindicações apresentadas por eles”, disse o prefeito.

Entre as propostas apresentadas, foi incorporado ao planejamento a reforma e adequação de uma sala no Hospital de Tamoios para a centralização dos atendimentos pré-cirúrgicos e realização de pequenos procedimentos. Outro ponto importante é a implantação de mais quatro unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) para expandir o atendimento a cerca de 16 mil moradores dos bairros de Sinagoga, Santa Margarida e Aquarius.

Serviços como tomografia e internação também vão receber atenção especial. O número de leitos no Hospital de Tamoios deve aumentar de 13 para 32, sendo quatro direcionados para a Unidade de Pacientes Graves (UPG). As tomografias passarão a ser feitas em Tamoios através de serviço terceirizado.

Segundo o secretário de Saúde, Roberto Pillar, algumas dessas ações serão realizadas através de Emendas destinadas pelo Governo Federal. “Muitos avanços estão sendo possíveis devido à Emenda Parlamentar que o prefeito Marquinho Mendes direcionou para a cidade quando ocupava o cargo de Deputado Federal. Alguns materiais já foram entregues e outros estão em fase de licitação”, informou Pillar.

Entre os planos mais avançados para Tamoios neste triênio estão ainda a reforma da UPA, a implantação da rede SAMU, a informatização da rede ambulatorial e a melhoria do serviço de fisioterapia.