Dois filhotes de tartaruga verde, da espécie Chelonia mydas, foram devolvidos à natureza na manhã desta quinta-feira, no Canto do Forte, na Praia do Forte. A ação de soltura ficou a cargo do Programa Bandeira Azul e de parceiros como SOMAR e Guarda Marítima e Ambiental. Crianças e adolescentes atendidos pela APAE de Cabo Frio foram convidadas a participar da ação, como forma de educação e conscientização ambiental.
SAIBA MAIS
Secretaria de Saúde promove ação de recolhimento de pneus usados
Cabo Frio recebe visita de alunos da UFRJ para estudo sobre rochas
Meio Ambiente reforça ações de fiscalização no feriadão
A soltura foi incluída como Ação Ambiental dentro do Programa Bandeira Azul, e conta pontos em relação aos critérios exigidos para a certificação da Praia do Peró.
Os dois filhotes haviam sido capturados em Saquarema e enviados para o CTA-Meio Ambiente, empresa responsável pela coleta, investigação e recuperação da fauna marinha e costeira do litoral Fluminense.
Quando foram resgatadas as tartarugas estavam doentes e debilitadas. Ambas receberam atendimento veterinário, como estabilização, medicação e, após melhora na condição de saúde, receberam alta. A soltura foi acompanhada pelos colaboradores do CTA da base de Araruama.
O CTA é patrocinado pela Petrobras e, após tomar conhecimento das ações do Bandeira Azul na Praia do Peró, não só escolheu o Programa para a realização da soltura, como está preparando um cronograma de visitas às escolas da rede municipal de ensino, levando palestras e ações de conscientização ambiental.
Para um dos coordenadores do Programa Bandeira Azul – Praia do Peró, Carlos Magno da Silva Maíques, a ação veio em um momento especial.
“O Bandeira Azul é um programa ininterrupto. Todos os dias estamos realizando algum tipo de ação ambiental, seja direta ou indireta. A soltura das tartarugas mostra que nosso trabalho está sendo acompanhado pelos órgãos ambientais da região e está sendo muito bem avaliado. A presença dos alunos da APAE deu um aspecto singular ao evento, transformando esta data em um dia especial para o Programa”.
Você também pode contribuir também com a reabilitação, notificando a presença de animais marinhos encalhados nas praias da região entre Parati e Búzios, pelo telefone 0800 0095444.