As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle e de Tamoios, em Cabo Frio, totalizaram mais de 216 mil atendimentos neste ano de 2017. As unidades foram encontradas sucateadas, com falta de equipamentos e sem atendimentos regulares.
SAIBA MAIS
“Assim como as demais unidades de saúde, as UPAs do município também foram encontradas em péssimas condições. Trabalhamos para recuperar as estruturas e restabelecer os atendimentos. As melhorias foram notadas logo no primeiro mês da atual gestão”, afirmou o secretário de Saúde, Roberto Pillar.
A UPA do Parque Burle realiza em média 11 mil atendimentos mensais entre casos de urgências e emergências. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas com a crise, os resultados de 2017 foram positivos: tivemos redução de taxa de mortalidade e uma crescente em atendimentos a população. Para 2018 daremos continuidade ao nosso trabalho com muito empenho e dedicação, pois o nosso compromisso é com a saúde e com vidas”, informou a diretora da UPA, Cenir Amorim.
Já UPA de Tamoios totaliza uma média de sete mil atendimentos mensais, entre casos de urgência, clínica médica e pediatria. A direção da unidade ressalta que houve uma melhoria de fundamental importância para a saúde do distrito com a reestruturação do local.
“Assumimos a unidade em condições precárias, com falta material, de medicamentos, equipamentos em péssimo estado e estrutura física muito ruim. Mudamos e ajustamos o funcionamento das equipes médicas, substituímos equipamentos, reformulamos as equipes, reorganizamos farmácia. Fechamos o ano com um saldo muito positivo”, relatou a Diretora Técnica da UPA de Tamoios, Deiva Motta da Costa.
A UPA do Parque Burle funciona na Rua Vítor Rocha, no Parque Burle. A UPA de Tamoios está localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 136, no bairro Samburá. Ambas realizam atendimentos 24h.