“Novembro Negro Sankofa” promove educação antirracista em Cabo Frio

Já dizia Nelson Mandela: “A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

Pensando nessa construção de uma sociedade mais justa e ressaltando a luta contra a discriminação racial, começa nesta sexta-feira (1º), o segundo “Novembro Negro Sankofa”. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de História e Cultura Afro e Indígena, em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês.

Nesta edição, o projeto promove a Campanha Educativa Antirracista “Racismo Não!”. A programação contará com mostras, concursos, gincanas, rodas de conversa e oferecerá atividades temáticas relacionadas às relações étnico-raciais, consciência negra, educação antirracista, história e cultura Afro e Indígena.

Para este ano, foi escolhido o Sankofa, símbolo que representa o pássaro de passagem, que está sempre olhando para trás. Seu maior significado é o retorno às raízes, resgatando o que foi perdido e caminhando para frente.

Baseado nisso, o projeto desenvolverá uma iniciativa rica em possibilidades pedagógicas, a partir do estudo do processo histórico de construção do país, fazendo paralelo com as questões atuais, as influências do povo africano e indígena na cultura brasileira, a valorização das lutas, resistências e do legado ancestral dessas populações.

Confira a programação:

7 de novembro: Lançamento do Novembro Negro Sankofa 2019 na Seme;
. Início da Campanha “Para Uma Educação Antirracista”;
. Exposição Dos Trabalhos Escolares;

9 de novembro: Gincana Afro e Indígena na Funsag (1ª Etapa);

23 de novembro: Gincana Afro e Indígena na Funsag (2ª Etapa);

25 de novembro: Concurso de Ilustração e Produção Textual;

26 de novembro: Roda de Conversa no Mart- Educação Antirracista: avanços, retrocessos e perspectivas, às 18h;

29 de novembro: Cerimônia de premiação das produções vencedores do Concurso de Ilustração e Produção Textual;

De 29 de novembro a 12 de dezembro: Exposição da 1ª Mostra de Fotografia Ambiental da Secretaria De Educação de Cabo Frio na sede da instituição.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.