Seis organizações da sociedade civil vão atuar no biênio de dezembro de 2023 a dezembro de 2025
Nesta segunda-feira (27), o município de Cabo Frio realizou a eleição das organizações da sociedade civil que vão ocupar seis cadeiras no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o biênio de dezembro de 2023 a dezembro de 2025. O processo de votação ocorreu no auditório da Guarda Civil Municipal, situado no bairro São Cristóvão.
As organizações eleitas para integrar o CMDCA e contribuir ativamente na formulação e fiscalização de políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente são: o Instituto Camille Flammarion, que teve seis votos; Rede do Bem, também com seis votos; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, com cinco votos; Grêmio Recreativo e Esportivo Samburá, com cinco votos; e Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Cabo Frio; e Região dos Lagos Casa Azul (APPAA) Casa Azul, também com cinco votos.
Além dessas organizações, a Associação Mães Coragem Pais e Amigos de Autistas também participou da votação, obtendo dois votos.
Durante o processo eleitoral, cada representante teve o direito de escolher até cinco organizações, destacando a importância da participação ativa das entidades no fortalecimento das políticas de proteção à infância e à adolescência.
O CMDCA é composto por um total de 10 representantes, sendo cinco do Poder Público e cinco das organizações sociais civis. Essa diversidade no conselho assegura uma abordagem abrangente e colaborativa na defesa dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes na comunidade de Cabo Frio.