Orientação Educacional realiza primeiro encontro com os profissionais do setor

Nesta quarta-feira (8), acontece na E.M. Prof. Edilson Duarte, às 8h, a primeira reunião da nova equipe responsável pelo setor de Orientação Educacional da Secretaria Municipal de Educação com os profissionais da área. O encontro dá prosseguimento ao calendário anual de reuniões, que acontecem às segundas e quartas-feiras de cada mês. O objetivo da conferência é apresentar a nova equipe, assim como a proposta de diálogo e horizontalidade, filosofia da nova gestão, além de ouvir as necessidades dos orientadores.


O encontro visa também o acolhimento das demandas e a construção do pensamento coletivo para solucioná-las. O sistema de Registro de Ocorrência Escolar, no qual diretores podem comunicar sobre acontecimentos das comunidades escolares, também está na pauta da reunião.  


A diretora do setor Orientação Escolar, Natália Casemiro, detalha a importância da valorização do papel do orientador educacional no contexto escolar: “Os orientadores da rede lutaram muito por uma mudança na concepção do trabalho do orientador educacional, superando a visão de disciplinador escolar. Nossa atuação objetiva o desenvolvimento de ações preventivas que propiciem o pleno desenvolvimento dos educandos. O Registro de Ocorrência vem para colaborar com o mapeamento da situação de violência escolar e contribuirá para que possamos pensar juntos em políticas educacionais para a mudança desse cenário.”


A reunião trará, ainda, informes sobre sábados letivos, parcerias realizadas no início do semestre e a proposta da criação de uma comissão de sistematização de demandas.


Reunião geral integra Inspetores Escolares nesta quarta-feira (08)

Ainda nesta quarta-feira (08), às 8h30min, na E. M. Maestro Rui Capdeville (Av. Adolfo Beranger Junior, nº 1200 – Guarani), acontece a reunião geral da Inspeção Escolar da Rede Municipal de Cabo Frio. O encontro, que pretende reunir uma média de 30 inspetores, tem como principal objetivo informar ao grupo sobre todas as decisões e demandas atuais do setor, além de alinhar o trabalho dos profissionais às diretrizes de funcionamento do serviço.

Figuram na pauta do encontro, temáticas como orientações sobre o cumprimento do calendário escolar de 2018, organização de visitas às escolas do Segundo Distrito, distribuição dos processos de alvará e autorização de funcionamento das escolas particulares. Serão apresentadas, ainda, importantes atualizações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e do Plano Nacional de Educação (PNE).

De acordo com Janeide Sena, diretora do Setor de Inspeção Escolar, essas reuniões mensais têm papel fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho do setor: “A pauta dos encontros da Inspeção sempre é muito extensa, com muitos informes, indagações; e as reuniões não só esclarecem esses assuntos, como também levantam outros questionamentos importantíssimos, é um ciclo de informações”.

DestaqueNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: