Outubro Rosa: Mutirões de consultas ginecológicas e exames em Cabo Frio incentivam cuidados à saúde feminina

Unidades de Saúde estão abertas para atender à população com programação especial durante todo o mês de conscientização.

Como parte da campanha Outubro Rosa, o município de Cabo Frio segue na mobilização com uma série de atividades de prevenção e conscientização para a população. Para incentivar os cuidados de saúde feminina, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo mutirões de consultas ginecológicas e exames em várias unidades de saúde.

Os atendimentos estão disponíveis por livre demanda. É possível consultar na unidade de saúde do bairro ou nos Postos de Atendimento Médico (PAM) para acompanhar a programação especial e obter serviços como consultas ginecológicas, coleta de preventivo e encaminhamento de exames.

No PAM de São Cristóvão, por exemplo, as consultas ginecológicas ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, pela manhã, e na quarta-feira à tarde, com atendimento por ordem de chegada.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) em diversos bairros, as pacientes podem realizar a coleta de preventivo e encaminhamento de exames por livre demanda. Além disso, uma variedade de atividades, como rodas de conversa, palestras e até café da manhã, fazem parte da programação.

As unidades de saúde de Cabo Frio estão de portas abertas, prontas para acolher e orientar cada paciente, proporcionando uma experiência de saúde completa. Além das ações semanais específicas, há uma programação especial ao longo do mês que atende diferentes bairros.

Confira a agenda da semana:

• Jacaré: Mutirão de preventivo até sexta-feira (20) e coleta de preventivo das 9h às 16h.
  • Gamboa: Realização de testes rápidos.
  • Botafogo: Mutirão de preventivos e coleta de preventivo.

Além das ações específicas semanais, as atividades do Outubro Rosa continuarão durante todo o mês em várias unidades de saúde da cidade. Confira a programação mensal:

• PAM São Cristóvão: Consultas ginecológicas segunda, terça, quinta e sexta pela manhã, e na quarta-feira à tarde.
  • Maria Joaquina: Coleta de preventivo às terças e quartas-feiras.
  • São Jacinto: Orientação sobre câncer de mama, coleta de preventivo, teste rápido IST, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, de segunda a sexta-feira.
  • Vila do Ar: Sala de espera sobre prevenção do câncer de mama às quintas, com coleta de preventivo às sextas.
  • Jardim Peró: Intensificação da busca ativa às mulheres e coleta de preventivo.
  • Jardim Esperança: Coleta de preventivo e marcação de mamografia de segunda a sexta-feira.
  • Monte Alegre: Mutirão de preventivo todas as sextas-feiras.
  • Porto do Carro: Sala de espera com orientações e conscientização sobre a importância do preventivo e mamografia de segunda a sexta-feira.
  • Angelim: Coleta de preventivo, pedidos de mamografia e teste rápido de segunda a sexta-feira.
  • Unamar: Coleta de preventivo nas segundas, terças, quartas e quintas, com triagem de ginecologia todos os dias.
  • Praia do Siqueira/Palmeiras: Coleta de preventivo, marcação de mamografia e rodas de conversa de segunda a sexta-feira.
  • Praia do Siqueira: Coleta de preventivo e oferta de testes rápidos, mamografia e orientações com sala de espera no posto.
  • Itajuru: Mutirão de preventivos às terças com rodas de conversa, além de pedidos de mamografia e testes rápidos de segunda a sexta-feira.
  • Jardim Caiçara: Teste rápido em livre demanda de segunda a sexta-feira, ampliando o horário de atendimento para a coleta de preventivo e pedidos de mamografia.
  • Peró: Mutirão de preventivo às quintas e sextas-feiras, com realização de testes rápidos de HIV, sífilis, HB e HC.
  • Vila Nova: Coleta de preventivo, testes rápidos, pedidos de mamografia e ultrassom às quintas e sextas.
  • Cajueiro: Mutirão de preventivo às segundas de 8h às 12h.