O Posto de Saúde Dr Paulo Silva, o PAM de Unamar, está com um novo sistema de marcação de consultas. Anteriormente elas eram realizadas da seguinte maneira: de segunda a quinta eram marcadas somente as consultas de adultos e crianças, e às sextas somente a classe prioritária fazia marcação (idosos e deficientes). A partir de agora todo mundo vai marcar consultas de segunda a quinta, e não haverá marcação às sextas, sendo esse dia exclusivamente para a realização das consultas médicas.
SAIBA MAIS
Ministério da Saúde muda medicação para tratamento da tuberculose
Saúde de Cabo Frio amplia oferta de exames para a população
Com a nova medida a classe prioritária não precisa mais se concentrar às sextas, descentralizando as marcações ao longo da semana, diminuindo assim a quantidade de idosos e pessoas com deficiência por dia, reduzindo a espera e proporcionando maior conforto para eles. A mudança já está valendo em período de testes, e em breve será implantada de forma permanente. Para a diretora da unidade, Luana Rodrigues, a mudança foi feita com base na opinião dos próprios pacientes:
“Nós mudamos o sistema de marcação para beneficiar a classe prioritária, já que essa era uma reivindicação deles. Com a marcação só às sextas, a concentração de pacientes com prioridade era muito grande, e a espera pela consulta também. Agora, eles têm mais opções de dias e horários para realizar a marcação, com mais comodidade e conforto”, explica ela.
Entre as especialidades mais procuradas pela classe prioritária estão a cardiologia, neurologia e oftalmologia. Dona Vera, moradora de Unamar, precisa de consultas freqüentes com o cardiologista, e exalta o novo sistema de marcação de consultas: “Eu estou gostando, está melhor do que antes. Antes era muito idoso junto, as pessoas tinham que chegar muito cedo pra conseguir uma ficha. E sempre tem muita procura por cardiologista, agora tem mais opções de dias pra vir marcar. Ficou melhor assim”, conta ela.
Outra moradora, identificada apenas como Elça, também aprovou o novo sistema: “Estou gostando muito pois estou tentando uma consulta há muito tempo e agora com a nova marcação eu consegui. Me consultei essa semana mesmo. Esse novo sistema é muito eficiente”, disse ela.
Para facilitar na organização das filas a administração da unidade disponibilizou dois funcionários sempre a partir das 5h da manhã para orientar os pacientes, checar documentos (prontuário e cartão do SUS) e evitar possíveis transtornos. Ao todo, a unidade disponibiliza atualmente 26 especialidades médicas. As marcações para qualquer classe, prioritária ou não, são de segunda a quinta, a partir das 6h.