Parceria entre Comsercaf e Prefeitura recolhe pneus em toda a cidade

Uma parceria entre a Comsercaf e a Prefeitura de Cabo Frio está evitando o descarte incorreto de pneus em Cabo Frio. O trabalho, realizado dentro do projeto de Logística Reversa de Pós-Uso, foi firmado em através de Convênio de Participação Mútua entre a autarquia e a Coordenadoria de Meio Ambiente, e somente neste ano de 2018 já recolheu e deu destinação correta a cerca de 68 toneladas de pneus em toda a cidade.

De acordo com Luiz Cláudio Gama, presidente interventor da Comsercaf, a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social. “Esse serviço é importante porque caracterizando-se por um conjunto de ações que possibilitam a coleta e restituição dos pneus ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros meios produtivos, ou ainda sendo dada outra destinação ambientalmente correta”, explicou.

Pelo convênio, a Comsercaf fica responsável pela coleta dos pneus junto às borracharias e lojas de pneumáticos numa parceria com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), cabendo também à empresa o armazenamento correto dos pneus. Já à Coordenadoria de Meio Ambiente cabe o controle e agendamento do envio deste material para a Reciclanip (órgão ligado à ANIP, e que é responsável pela coleta e destinação de pneus inservíveis em todo o Brasil), no Rio de Janeiro.

Cronograma de limpeza é intensificado em Cabo Frio

Prefeitura faz ação preventiva de medição sonora em estabelecimentos comerciais

A Logística Reversa se completa com a destinação desses pneus para trituração. Na maioria das vezes eles são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Podem ainda ser usados na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

“Com essas ações a Prefeitura tem o benefício de retirar os pneus das ruas, evitando que facilmente se transformem em criadouros de mosquitos, além de ajudar na preservação do meio ambiente”, acrescentou o biólogo Luiz Carlos Teixeira, coordenador de saneamento básico e qualidade de vida da Coordenadoria de Meio Ambiente.

Segundo Luiz Claudio Gama, “é preciso que a população também tenha o conhecimento dessa ação e evite descartar pneus indevidamente, fazendo o descarte correto dos pneus no depósito da Comsercaf, localizado na Rua dos Siris, 45, bairro Ogiva. Ou, em caso de grandes quantidades, agendar recolhimento pelos telefones 2648-8906 e 2648-8907”.