Parque do Mico-Leão-Dourado recebe estudantes de escolas municipais de Cabo Frio

Alunos de unidades de ensino de Unamar e da Vila Nova participaram de atividades ambientais no local

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio, recebeu, nesta semana, a visita de dezenas de alunos de escolas municipais da cidade. Na manhã de terça-feira (21), 35 alunos na faixa etária entre cinco e seis anos de idade, da Escola Municipal Professora Ana Pereira Gonçalves, em Unamar, foram recebidos pelos funcionários do parque, e pelos micos-leões-dourados, que apareceram durante as atividades e abrilhantaram a visitação.

Já na manhã desta quinta-feira (23), foi a vez de um grupo de 29 estudantes da Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, na Vila Nova, na faixa etária entre 12 e 56 anos. Os alunos foram recepcionados pela bióloga Bianca Fernandes Mirra, que possui curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e pôde dar as boas-vindas aos visitantes com deficiência auditiva, apresentando os principais atrativos da sede do Parque.

Entre as atividades realizadas, eles puderam conhecer o meliponário, com criação de abelhas sem ferrão, e entenderam a importância das abelhas, principalmente para o processo de polinização. No viveiro de plantas, aprenderam a fazer vasos com folhas secas para o plantio, e conheceram as mudas nativas que estão sendo preparadas para o reflorestamento do local.

Durante a visita, os alunos também fizeram um piquenique nas ocas, construídas pelos funcionários do Parque, e entoaram músicas indígenas infantis, relacionadas à biodiversidade da fauna e flora. Na ocasião, também conheceram o araçari-de-bico-branco, que foi resgatado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento e está em tratamento no local. Encerrando as atividades, os alunos plantaram diversas mudas nativas.

As ações de Educação Ambiental no local integram o Programa Cidades+Verdes, do Ministério do Meio Ambiente, e são realizadas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio e o Instituto EcoVida.

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado está localizado na Estrada do Contorno, no Centro Hípico, no distrito de Tamoios. Para quem deseja conhecer, o local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As escolas que desejam agendar uma visitação devem solicitar pelo e-mail: semasa.adjtamoios@gmail.com.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.