Participantes das oficinas de Zeladoria de Patrimônio Cultural, da Prefeitura de Cabo Frio, recebem certificados

Solenidade foi realizada no Palácio das Águias, na noite desta quinta-feira (29)

Os participantes das Oficinas de Zeladoria de Patrimônio Cultural, realizadas pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), em parceria com o Estúdio Sarasá, receberam os certificados em solenidade ocorrida na noite desta quinta-feira (29).

As oficinas foram realizadas em fevereiro e março deste ano, coordenadas por Antônio Luís Ramos Sarasá, diretor do Estúdio Sarasá, empresa especializada em conservação e restauração do Patrimônio Histórico Cultural, atuante nas áreas de consultoria, projetos, intervenções de conservação e restauro, zeladoria e pesquisa e responsável pela restauração e obras emergenciais da Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, e também pelo restauro do Palácio das Águias.

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença dos secretários de Cultura, Clarêncio Rodrigues; de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Daniella Mendes; do controlador geral do município, Luiz Cláudio Gama; da secretária adjunta de Cultura, Beatriz Tanner; do assessor especial e ex-diretor presidente do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), Wilson Miranda Júnior; da professora Yone Nogueira; do diretor do Hospital Universitário Hésio Cordeiro, Francisco Barbosa; e do filho do fotógrafo Wolney Teixeira, Warley Sobroza.

A solenidade contou ainda com a apresentação dos documentários sobre o restauro do Palácio das Águias e do fotógrafo Wolney Teixeira, do diretor Luís Simpson, além de rápida palestra com o professor doutor da Uerj, Mauro Trindade, sobre a importância da memória e da restauração do patrimônio público.

O secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, destacou a importância de atividades como a Oficina de Zeladoria de Patrimônio Cultural, para a população.

“Ações como essa mostram a importância da preservação do patrimônio histórico cultural de Cabo Frio. Hoje temos o Palácio das Águias que teve o prédio totalmente restaurado, e hoje abriga exposições artísticas e culturais, deixando um legado para nosso município”, afirma o secretário.

O assessor especial e ex-diretor presidente do Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), Wilson Miranda Júnior, destacou que o programa de Zeladoria de Patrimônio Cultural, desenvolvido com o Estúdio Sarasá, está levando informações, conhecimento, além de mostrar para a sociedade civil a importância da preservação do patrimônio municipal.

“Essa história começou com o restauro do Palácio das Águias, feito pelo Banco Itaú. Desde então, foram realizadas três oficinas que levaram para os participantes muito conhecimento da história e dos prédios que sobrevivem ao tempo em nossa cidade. Esse projeto não vai parar, os próximos passos serão a restauração da Fazenda Campos Novos, da Igreja São Benedito, além de outras ações que, em breve, vamos divulgar”, finaliza o assessor especial, Wilson Miranda Júnior.