Pauta antirracista é tema do Novembro Negro, promovido pela Prefeitura de Cabo Frio

Atividades fazem parte do mês dedicado à reflexão e discussão de ações de combate à intolerância racial

O mês de novembro, em Cabo Frio, será marcado pela discussão da pauta antirracista. O município promove, neste período, uma série de ações pedagógicas nas unidades escolares, além da promoção de reflexões e debates. Chamada de Novembro Negro, a campanha faz parte do calendário oficial da cidade desde 2019, quando foi aprovada a Lei Nº 3065, com o objetivo de assegurar a educação das relações étnico-raciais.

A cerimônia de abertura das atividades aconteceu nesta quinta-feira (11), às 9h, no auditório da Escola Municipal Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Educação. Na ocasião, estavam presentes o subchefe de gabinete, Thiago Paulo, representando o prefeito José Bonifácio; a secretária de Educação, Elicéa da Silveira; o superintendente da Igualdade Racial, Manoel Justino; o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha; o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alencar e o diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes.

Os participantes puderam ouvir a palestra do professor Honório de Assis Matos, que falou sobre o tema “Educação antirracista e cidadania”. Além da palestra, ocorreram apresentações de dança afro e declamação de poesia.

“Acredito que a educação antirracista é uma atividade diária, e o caminho para a transformação das desigualdades passa pela escola. Acredito e tenho esperança de que cumpriremos esse papel para que as oportunidades sejam para todos”, comentou a secretária de Educação, Elicéa da Silveira.

O subchefe de gabinete lembrou que o mês de novembro é um período para reforçar as positividades em relação à população negra.

“Trabalhamos para que a educação seja inclusiva e libertária. E que possamos ocupar os espaços não apenas pela cor da pele, mas sim pelas nossas potencialidades”, pontuou Thiago Paulo.

Ainda nesta quinta (11) a Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Educação disponibilizou uma formação pelo YouTube (www.youtube.com/channel/UCQx9BmkrM8ZmZGYywVjFH_A). O tema “Arte, Educação e Diversidade Cultural” foi abordado pela professora Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos.

PROGRAMAÇÃO VAI ATÉ O FIM DO MÊS

Já no dia 17 deste mês, das 9h às 11h, alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da escola Edilson Duarte vão participar de mais uma edição do Cine Afro, com a exibição do filme “A Batalha do Passinho”. Já os estudantes do 8º e 9º anos acompanharão “A História de Martin Luther King”, das 14h às 16h. Ao todo 120 estudantes divididos em dois grupos estarão envolvidos na atividade.

No dia 23 de novembro, duas ações marcam a promoção da cultura negra no município. Às 9h a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista terá apresentação do grupo musical “Rayses”, do Quilombo Botafogo. A ação faz parte também das atividades do projeto “Cultura Viva nas Escolas”, em parceria com a Secretaria de Cultura. Às 18h vai acontecer na Praça da Cidadania um aulão de capoeira e dança afro, ambos abertos à comunidade.

O Charitas será palco de uma roda de conversa com o tema “O jovem negro na sociedade cabo-friense”. A atividade, gravada previamente, será transmitida às 17h do dia 24 de novembro, pelo canal de YouTube da Secretaria de Educação. Discutirão o tema os convidados Thainara Oliveira, ouvidora da Prefeitura; Victor Pires, jornalista, produtor, empreendedor e dançarino de Charme; Guilherme Teixeira, advogado; Mariana de Freitas, professora; Joice Emiliano, artesã de turbantes e bijuterias afro; Priscilla Anacleto, podóloga, manicure e missionária, e Thaís Maria Cruz de Moura, microempreendedora e fotógrafa.

No dia 26 de novembro, das 9h às 16h, vai acontecer o concurso de beleza negra “Agbara”, na sede da Secretaria de Educação (Largo Santo Antônio, 131 – Centro). Na ocasião, serão exibidas fotografias dos participantes, divididas em duas categorias: professores e funcionários das unidades escolares, e alunos da rede municipal a partir de 13 anos. As fotos serão selecionadas por uma comissão julgadora, que já recebeu os materiais com antecedência. Os vencedores serão premiados com brindes, cursos de inglês até um fim de semana na cidade de Búzios.

O encerramento das atividades acontece no dia 30 de novembro, às 9h30, na Escola Municipal Nilo Batista, com um almoço típico: a feijoada quilombola. Entre as atividades que marcarão o encerramento, estão apresentação de capoeira, de ciranda com o grupo de mulheres do Quilombo Baía Formosa, e música com Rafa Fellove com o Coletivo Griot. Além disso, haverá oficina de abayomis, que serão distribuídas aos participantes da atividade; de turbantes, com Joice Emiliano, do Projeto Afronta Lagos, e de poesia com a escritora e blogueira Nathalia Laryssa do Amaral.