Documento que norteia a futura retomada presencial do ensino na rede municipal está disponível para consulta popular
A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (Seme) deu início ao Plano de Ação para Retomada das Atividades Escolares da rede pública municipal de ensino. A medida tem como objetivo organizar as ações para a futura retomada presencial das aulas, respeitando as orientações dos órgãos oficiais de saúde na prevenção à Covid-19. O planejamento institui a adoção de um sistema híbrido, com regime presencial e remoto de forma simultânea.
O Plano de Ação está disponível para consulta pública no site da Seme, podendo ser acessado clicando aqui. O documento está aberto para sugestões e avaliações, que devem ser enviadas por meio de um formulário on-line, disponível para acesso neste link.
A participação dos integrantes das comunidades escolares, de entidades ligadas ao setor e de toda a sociedade civil é de grande importância para a melhor adequação do sistema à futura rotina dos profissionais e alunos nos ambientes escolares. O planejamento também foi enviado para apreciação dos conselhos municipais de Educação, de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-Fundeb), de Alimentação Escolar, além da Comissão de Educação da Câmara Municipal e para o Ministério Público Estadual.
O documento foi elaborado pelas equipes Pedagógicas e de Infraestrutura da Seme, com apoio técnico da Secretaria de Saúde. Nele, são regulamentadas as medidas de funcionamento, incluindo os aspectos sanitários, mapeamento e controle das escolas; atendimento, comunicação, adequação, ocupação e uso dos ambientes; calendário, conteúdo programático e aprendizagem, além de instituir o Plano de Fluxo Institucional e criação de Comissões Escolares de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19.
A Seme ressalta que não há previsão para o retorno às aulas presenciais em 2020. A pasta continua com o cronograma de atividades on-line, na Plataforma Educacional, e de entrega das apostilas em formato físico para alunos sem acesso à internet. O objetivo é garantir o aprendizado de todos os estudantes, considerando todas as dificuldades e impossibilidades existentes nesse período de pandemia.
O Plano de Ação estabelece a viabilização da continuidade curricular, para os anos letivos de 2020 e 2021, com a construção e desenvolvimento das competências e habilidades definidas para o retorno das atividades escolares.