Plano Municipal de Saúde de Cabo Frio é aprovado pelo Conselho

Documento vai nortear as ações de saúde pelos próximos quatro anos

A partir de agora, Cabo Frio passa a contar com o Plano Municipal de Saúde (PMS). O documento, que estabelece a gestão da saúde para os próximos quatro anos, foi aprovado nesta segunda-feira (26) pelo Conselho Municipal de Saúde. O lançamento oficial do plano acontecerá no mês de agosto em uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura.

O documento reúne propostas e metas que foram elaboradas de forma colaborativa, com a participação da população e da rede de gestores e trabalhadores da saúde. O PMS identifica os principais desafios para melhorar os serviços de saúde da cidade, e traça metas e indicadores que servirão de instrumento para a gestão municipal. Ele também contribuirá para a elaboração do Plano Plurianual da Prefeitura, e dos instrumentos de planejamento orçamentário para 2022.

Durante a reunião com o Conselho, a maioria das propostas foram aprovadas de imediato, como a ampliação das unidades de Estratégia Saúde da Família, humanização no atendimento de mulheres e crianças e melhoria da atenção às pessoas com câncer. Houve sugestões sobre o papel da Secretaria no estudo técnico para revisão dos cargos existentes na pasta, que tiveram ressalvas para serem adequadas. A partir de agora, a Secretaria de Saúde irá editar o documento com as alterações indicadas pelo Conselho para inserção no sistema DIGISUS, do Ministério da Saúde.

“O documento aprovado foi construído de forma participativa. O processo foi iniciado com a análise situacional do município, em seguida lançamos o questionário para participação dos cidadãos e encontros virtuais com trabalhadores e usuários do SUS, e com representantes da sociedade civil organizada. A discussão do plano representa o principal objetivo do governo, atuar para que Cabo Frio tenha mais qualidade nos serviços prestados para a população”, disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes.