Praça Agenor dos Santos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, recebe Mutirão da Diversidade nesta quarta (11)

Diversos serviços serão oferecidos para a população, das 9h às 16 horas

O Mutirão da Diversidade, edição Dia das Crianças, vai movimentar a Praça Agenor dos Santos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, nesta quarta-feira (11), das 9h às 16h. O evento é uma realização do Grupo Iguais e do Instituto Iguais, e conta com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Políticas LGBTI+.

Diversos serviços serão disponibilizados para a população durante a ação, entre os quais, a “Quitanda Solidária”, iniciativa do Grupo Iguais, em que será possível a retirada de alimentos não perecíveis, pela população. Além disso, os participantes da ação rebereão orientações sobre direitos da comunidade LGBTI+, além da oferta de vouchers para serviços de beleza.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão presentes na ação, realizando atendimento com orientações sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com foco nas pessoas em vulnerabilidade social. A Superintendência da Juventude vai realizar a emissão do cartão da ID JOVEM. Já a Superintendência Públicas para Pessoas com Deficiência vai atender e orientar aos PCDs, quanto aos serviços e direitos. A Secretaria Municipal da Melhor Idade também vai participar da ação, com orientações sobre os serviços social e de pscicologia, além das ações de apoio à pessoa idosa. A Superintendência LGBTI+ vai dar orientações sobre atendimento no setor e também no Ambulatório para Travestis e Transexuais Demétrio Campos, localizado no bairro Porto do Carro, além de orientação jurídica e psicológica.

Além dos serviços ofertados pelo município, o Mutirão da Diversidade vai contar também com os do Governo do Estado do Rio de Janeiro, graças à participação da Fundação Leão XIII, do Detran-RI e da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. Na quarta-feira, serviços como Identificação Civil; isenção para habilitação para casamento civil, para 2ª via de RG, para certidões de nascimento, casamento e de óbito; Balcão de Empregos; emissão de Carteira de Trabalho Digital e entrada no Seguro Desemprego.

Os participantes vão poder também cuidar do visual, já que serão oferecidos cortes de cabelo masculino e feminino, além de manicure e pedicure.

Na área da Saúde, será realizada a aplicação de vacinas contra a influenza, covid-19 e hepatite B. O Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (Ceman) vai realizar o exame de bioimpedância, que é destinado à avaliação da composição corporal, além de atendimento nutricional. Exames como o eletrocardiograma também serão realizados, além da testagem para IST, pelo Hospital Dia.

Programação Cultural

A ação vai contar também com apresentações de teatro, de dança, contação de histórias para as crianças, esculturas de balões e pintura facial. A Oficina de Artes vai trabalhar com técnicas mistas de colagem e pintura.

Além disso, serão distribuídos doces, pipoca e algodão-doce para a criançada, que também poderá se divertir no pula-pula.

Mutirão da Diversidade – Edição Dia das Crianças

Praça Agenor dos Santos, Jardim Esperança (em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos).

Data: quarta-feira, 11 de outubro;
Horário: das 9h às 16h.