Praia do Peró, em Cabo Frio, renova a Bandeira Azul para a temporada 2023/2024

Esta é sexta vez consecutiva que a praia recebe a certificação internacional

A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear pela sexta vez consecutiva a Bandeira Azul, na temporada 2023/2024. A certificação foi aprovada pelo Júri Internacional que avalia o compromisso com a excelência ambiental e o turismo sustentável.

A orla do Peró está entre as 31 praias e 11 marinas aprovadas pelo programa Bandeira Azul. No total, 42 locais em todo o Brasil vão receber as bandeiras durante cerimônia presencial, que ocorrerá no dia 27 de outubro, na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Neste ano, a temporada do Programa Bandeira Azul começa no dia 1° de novembro.

“Recebemos com muita alegria o comunicado da renovação do Programa Bandeira Azul, na Praia do Peró. O selo que busca desafiar gestores a alcançarem altos padrões de qualidade em praias, marinas e embarcações é renovado pela sexta vez consecutiva. Para a qualificação ao prêmio, diversos critérios precisam ser comprovados anualmente, como a qualidade da água, atividades de educação ambiental, além de segurança e serviços de turismo sustentável”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes.

Em busca de mais duas certificações

Além de confirmada a renovação da Bandeira Azul do Peró, também foram aprovadas as inscrições das praias do Foguete e do Pontal do Peró no programa. Ambas as orlas agora estão na fase piloto para receber a certificação internacional.

De acordo com a bióloga e coordenadora local do Programa Bandeira Azul, em Cabo Frio, Luísa Rieth, o fato do Peró se manter no programa por seis temporadas ininterruptas, a aceitacao da inscrição de mais duas praias significa grande avanço para o município.

“A Bandeira Azul é fruto de uma gestão ambiental participativa, junto à Comunidade do Peró, que não mede esforços para mantê-la. Através do comitê gestor local, que reúne Sociedade Civil e Poder Público, trabalhamos no atendimento aos critérios do programa, em prol da conservação da Praia do Peró. Agradecemos o comprometimento de toda a comunidade envolvida, seguiremos dedicados, sempre buscando garantir um ambiente costeiro ecologicamente equilibrado para todas e todos. Com a aprovação de mais duas praias na fase piloto do programa, avançamos muito e esperamos ter não apenas uma, mas três bandeiras azul hasteadas em Cabo Frio em breve”, destacou Luísa Rieth.