Prefeito Dr. Adriano Moreno abre a Semana Teixeira e Sousa

Está oficialmente aberta pelo prefeito Dr. Adriano Moreno a 29ª edição da Semana Teixeira e Sousa dedicada ao escritor cabo-friense que viveu no século XIX e é considerado o primeiro romancista brasileiro. O evento teve início nesta quarta-feira, dia 20, na Praça Porto Rocha, com a apresentação da tradicional Banda Santa Helena.

A solenidade contou com a presença de representantes de diversos segmentos culturais da cidade como membros da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio, de integrantes do Movimento Negro, além de apoiadores como a Aegea, empresa de saneamento que promove o programa de igualdade racial “Respeito dá o Tom”.

Antes de declarar aberta a Semana Teixeira e Sousa, o prefeito Dr. Adriano Moreno destacou a representatividade social do romancista negro e o seu papel na valorização da cultura cabo-friense.

“Eu costumo dizer que quem não valoriza o passado, não terá um futuro próspero. Para a Prefeitura, as diferenças não podem existir. Precisamos estar de braços dados, unidos no nosso coração para que essa cidade possa prosperar. E Teixeira e Sousa deu o primeiro passo lá atrás, valorizando a cultura cabo-friense, o negro cabo-friense e a própria cidade de Cabo Frio”, afirmou.

A secretária de Cultura Meri Damaceno enfatizou a importância de preservar a memória de Cabo Frio e celebrou a importância de conhecer o legado do escritor na história da cidade.

“É por isso que nós temos orgulho de ser cabo-frienses. Só se sente filho da sua terra aquele que conhece a sua história e se sente parte dela. Só ama sua cidade quem conhece sua história, porque se identifica com ela. Você só é de um lugar, quando protege esse lugar, conhece a sua história e é o que a Secretaria de Cultura está fazendo”, afirmou Meri.

A superintendente de Igualdade Racial, Heliamar Reis, destacou que a relevância do autor de “O Filho do Pescador” (1843) ultrapassou os limites municipais.

“Teixeira e Sousa não é um ícone só para nós, cabo-frienses, mas para o Brasil. Na  literatura, no romance. Ele viveu pouco, mas deixou seu nome na história. Obrigada, Teixeira e Sousa, obrigada cabo-frienses e obrigada àqueles que são forasteiros, porque como diz no nosso hino, não há forasteiros”, declarou.

Após os discursos, o prefeito, acompanhado da secretária de Cultura, deixou flores no busto do escritor, que fica em frente ao coreto da Praça Porto Rocha.

A programação do primeiro dia da Semana Teixeira e Sousa continua nesta quarta, dia 20, às 18h, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) com a abertura da exposição “Quilombo”.

Às 19h, acontece no Charitas o evento literário “Celebra Teixeira e Souza” com Rose Fernandes e José Correia da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio. No mesmo espaço, uma apresentação musical de Leni Moraes está programada para às 21h. Confira a programação completa:

22/03 – 16h – Charitas – Lançamento do Livro de Rose Fernandes, “Um novo olhar sobre Teixeira e Sousa”;

19h30 – Charitas – Apresentação de Dança Afro com Patrícia Machado;

20h – Charitas – Palestra: A situação dos quilombos hoje e a ancestralidade com Rejane Maria, Heliamar Reis, Josué Ribeiro, Rafaela Oliveira e Ana Valadão;

23/03 – 9h – Cras de Tamoios – Café da Manhã com Mesa de Debate: “A casa grande surta quando a senzala aprende a ler” com representantes da OAB, da AEGEA, Movimento Negro, Heliamar Reis, Rafaela Oliveira, Márcia Fonseca, Manuela Manhães; Apresentação do Grupo “Griot” com contação de histórias e capoeira;

19h – Charitas – Recital Jovens Pianistas com Patrícial Glatzl;

21h – Praça da Cidadania – Apresentação musical com Babau;

24/03 – 18h – Praça da Cidadania – Sarau Flores Literárias com show de Leo Dioli;

25/03 – 10h – Escola Municipal Teixeira e Sousa (Porto do Carro) atividades culturais para os alunos com o diretor teatral Bruno Peixoto e a professora Sá Soraya;

14h – Solar dos Massa – Contação de histórias com Jaqueline Brum;

26/03 – 14h – Solar dos Massa – Contação de histórias com Jaqueline Brum;

18h – Charitas- Esquete teatral com César Valentim e Rafaela Solano;

20h – Charitas – Mesa de Conversa com escritores de Cabo Frio: Meri Damaceno, Célio Guimarães, Silvana Lima e Jaqueline Brum;

27/03 – 14h – Charitas – Apresentação com o Maestro Rui Cpadeville e Coral;

20h – Charitas – Mesa de Encerramento da Semana Teixeira e Sousa com Meri Damaceno, Heliamar Reis, Jaqueline Brum, Cladia Farias e Rafaela Oliveira;

21h – Charitas – Show Musical.