O Prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, recebeu na segunda-feira (10), pela segunda vez, representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos). O primeiro encontro aconteceu no dia 3 de agosto. A reunião foi no auditório da Prefeitura, onde foram apresentadas novas reivindicações, além das anteriores já discutidas com a categoria. Estiveram presentes o secretário de Educação e a secretária adjunta, Cláudio Leitão e Denize Alvarenga; de Fazenda, Antônio Carlos Nascimento Vieira e a de Administração, Elicéa da Silveira.
Uma vasta lista de reivindicações foi feita pela categoria e os temas debatidos ponto a ponto. Algumas demandas já estavam sendo cumpridas, como pontuou Denize Alvarenga: descongelamento do triênio e parcelas atrasadas do décimo terceiro salário. Outras estão em andamento, dependendo de recursos financeiros e de processo em trâmite legal.
Foi sugerida por parte do governo a criação de uma comissão para acompanhamento de todas as reivindicações apresentadas. Denize Alvarenga lembrou que o prazo solicitado pelo governo no primeiro encontro foi de 60 dias, que expiraria no dia 3 de outubro. Segundo Leitão, será encaminhado um projeto de lei para a Câmara Municipal para promover a equiparação salarial entre inspetores escolares e auxiliares de classe.
Dr. Adriano Moreno relembrou aos representantes do Sepe que fez um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para o pagamento de R$51 milhões desviados de verbas da Educação entre os anos de 2015 e 2016. Isso promoverá um aporte de mais R$10 milhões para a Educação dentro do orçamento anual do município. O prefeito desabafou: “Gostaria de assinar hoje o pagamento de todos os atrasados que vocês têm direito, das equiparações, mas não tenho dinheiro em caixa para todos os atrasados nesse momento”, finalizou.