Prefeito José Bonifácio entrega mais um trator para a agricultura familiar de Cabo Frio

Maquinário foi adquirido com recursos do município e já está à disposição dos produtores rurais

Cabo Frio recebeu mais um trator agrícola com grade e roçadeira. O maquinário foi adquirido pela Prefeitura e chegou à sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, na Fazenda Campos Novos, nesta terça-feira (25). Em seguida, foi enviado para o Sítio Knupp, em Botafogo, para mais um trabalhador da agricultura familiar cabo-friense preparar o seu terreno.

O prefeito José Bonifácio e o secretário de Agricultura e Pesca, Daniel Fernandes, marcaram presença no local para acompanhar a nova aquisição em pleno funcionamento. O trator e os implementos são próprios para a preparação do solo para o plantio e também para o roçado.

“Estamos aqui com muita alegria e honra entregando esse trator para atender aos pequenos e médios produtores da nossa zona rural de Tamoios. É uma obrigação nossa estarmos juntos com aquele que ara a terra e que leva essa comida riquíssima pras nossas mesas. Esse trator não é da Prefeitura, ele foi adquirido para servir a essas pessoas incríveis”, afirmou o prefeito José Bonifácio.

Segundo com o secretário de Agricultura e Pesca, Daniel Fernandes, Cabo Frio passa a ter mais estrutura para apoiar os produtores agrícolas da cidade.

“É a realização de um sonho entregar mais esse equipamento adquirido pela Prefeitura. Como o prefeito José Bonifácio falou, ele não é nosso, ele é do povo da agricultura familiar. Esse trator nos dará mais possibilidades de ajudá-los a produzir, a vender e a viver do sustento da terra. É motivo de muita alegria”, disse Daniel.

O proprietário do Sítio Knupp, Evériton Knupp, se disse muito feliz com a facilidade em conseguir o empréstimo do trator, que em outros momentos era dificultoso.

“Depois que esse governo entrou ficou tudo melhor e mais fácil para nós produtores rurais. Antes a gente solicitava os tratores e nunca chegavam aqui. Tem sido muito importante para a agricultura familiar esses empréstimos, e é um verdadeiro adianto pra quem um dia usou as mãos para plantar. Aqui temos tomate, pepino, berinjela, abobrinha, abóbora e couve-flor, e com esse maquinário estamos preparando o solo para plantar quiabo”, afirmou Evériton.

O médio e pequeno produtor da agricultura familiar de Cabo Frio que deseja o empréstimo do maquinário precisa comparecer, de segunda a sexta, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pesca, que fica na Fazenda Campos Novos, em Tamoios.

Caso ainda não esteja cadastrado, é necessário estar munido de comprovante de residência e documento de identificação. No local será realizado um agendamento e o trator será enviado com um funcionário da Prefeitura para realizar a operação.

De julho a outubro deste ano, a Prefeitura atendeu com serviços de trator agrícola 75 produtores rurais, com 317 horas de serviços prestados, com a implantação de várias lavouras, com destaque para a produção de aipim; banana; quiabo; feijão; abóbora e milho.