Prefeito José Bonifácio participa de entrega da Comenda Teixeira e Sousa em Cabo Frio

Sexto dia do evento cultural homenageou membros da sociedade civil

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, participou na tarde desta sexta-feira (26) da cerimônia de entrega da Comenda Teixeira e Sousa. A solenidade fez parte da 30ª edição da Semana Teixeira e Sousa, evento cultural que homenageia o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, primeiro romancista brasileiro.

A solenidade aconteceu na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), com restrições devido ao momento da pandemia e transmissão ao vivo pela rede social da Prefeitura de Cabo Frio.

Contemplados pela contribuição em ações de incentivo e apoio à cultura do município, os agraciados na cerimônia foram o sambista Milton Carlos Teixeira Martins, indicado pela Câmara Municipal, e a professora e escritora Rosana Andreia da Silva Soares, homenageada pela Secretaria Municipal de Cultura.

No discurso, o prefeito José Bonifácio citou o romancista cabo-friense e parabenizou os dois agraciados do dia.

“Quero aqui ressaltar a importância da realização deste evento para a cultura do município. É muito importante também, que os homenageados de hoje recebam essa Comenda com o olhar do nosso escritor, que dá nome ao evento, e que passou por cima da discriminação racial da época para preceder Machado de Assis. Parabéns aos homenageados e que venham mais Teixeiras e Sousas nascidos e criados na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

O vereador Davi Souza, líder do governo na Câmara Municipal, ressaltou a importância da realização do evento cultural.

“Hoje Cabo Frio dá mais um sinal de resistência. Mesmo com a pandemia e essa crise econômica, só o fato de refletir Teixeira e Sousa já mostra que a gente resiste, que podemos mostrar que temos cultura, gente honesta e trabalhadora. Estou muito feliz de representar a Câmara de Cabo Frio e vou torcer para que passe logo essa pandemia e que tenhamos outros eventos culturais como este na cidade”, afirmou o edil.

A 30ª Semana Teixeira e Sousa continua neste sábado (27): às 10h teve início o Fórum de Combate à Intolerância Religiosa. A partir das 15h a Secretaria de Educação marca presença num momento literário com participação musical de Jorge Villas. Às 18h tem a mesa redonda virtual “A cultura em Tempos de Pandemia”, realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com Yke Leon, Vitor Correa, Pedro Henrique Lopes e Jaqueline Brum.

No último dia (28), às 14h, tem o lançamento on-line do livro infantil “Aventuras na Laguna”, de Jaqueline Brum, mais contação de histórias, além da apresentação musical da banda Tensores. Às 17h a Academia Cabo-friense de Letras faz a “Homenagem ao Primeiro Romancista Brasileiro” e logo em seguida acontece a cerimônia de encerramento.