Mesmo com inúmeras campanhas de sensibilização e feiras de adoção, Cabo Frio segue registrando abandonos recorrentes de animais. Em virtude dessas atitudes, o Canil Municipal, que fica na Fazenda Campos Novos, está apresentando superlotação, tendo seus serviços sendo prestados acima da capacidade habitual. Em busca da colaboração da população, o governo municipal vem trabalhando em ações de conscientização, em favor da causa animal.
Desde o início da atual gestão, o canil municipal passou por diversas melhorias, para oferecer espaços mais adequados a fim de abrigar os animais, como ampliação do número de baias, instalação de iluminação nos espaços, consultas gratuitas para a população de baixa renda, vacinação antirrábica e mais iniciativas.
“Infelizmente muitas pessoas acham que o Canil Municipal é um depósito para os animais, que qualquer animal que esteja na rua pode ser levado para lá. Estamos nesse momento com o dobro da nossa capacidade, embora nós estejamos realizando feiras de forma regular, o número de adoções não acompanha a velocidade de abandonos de animais”, alertou a secretária de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito.
Vale ressaltar, que abandonar ou maltratar animais é crime previsto no artigo 32, da Lei Federal n.º 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pelo artigo 225 da Constituição Federal Brasileira, de 5 de outubro de 1988. A Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020, que alterou o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) aumentou a pena para autores de maus-tratos contra cães e gatos ,que podem levar à reclusão de dois a cinco anos, multa e a proibição de o agressor ter a guarda de animais.