Prefeitura apresenta balanço do Carnaval 2018

O Carnaval das Culturas realizado em Cabo Frio em 2018 foi um sucesso. Diante de todas as dificuldades impostas pela falta de orçamento, o saldo da festa foi positivo. Foram 48 blocos animando foliões em vários pontos da cidade, que recebeu mais de 400 mil turistas, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Turismo, e 155 veículos no Terminal dos Ônibus de Turismo, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Na área de saúde foram 2.385 atendimentos somente a UPA do Parque Burle, e 1.616 atendimentos na UPA de Tamoios. Numa parceria entre a Guarda Municipal, PM e delegacia, 60 flanelinhas foram detidos durante o carnaval por prática ilegal da função.

Programação de Carnaval segue neste fim de semana em Cabo Frio

Carnaval de Cabo Frio terá blocos, trios e escolas de samba

Todos esses, e outros números, foram apresentados pelo prefeito Marquinho Mendes no auditório da Prefeitura na manhã desta sexta-feira (16), durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença de vários secretários, coordenadores e superintendentes, além de representantes de várias agremiações e empresários do trade turístico.

No encontro com jornalistas, a PM e o Corpo de Bombeiros também apresentaram resultados de operações realizadas durante a festa de Momo. Foram abordados, ainda, assuntos como a fiscalização contra a utilização dos botijões de gás nas praias de Cabo Frio, regulamentação das casas de aluguel e mudanças no formato do carnaval para o ano de 2019, entre outros assuntos.

Com tanta gente passando os dias de folia em Cabo Frio, a Comsercaf recolheu cerca de 2,2 mil toneladas de resíduos de sexta-feira (9) até quarta-feira (14) em toda a cidade. Para isso, as equipes da autarquia se dividiram num sistema de rodízio, em três turnos, garantindo a limpeza da cidade durante 24 horas.

Ao todo foram 480 funcionários da Comsercaf trabalharam no carnaval com apoio de 40 veículos entre caminhões compactadores, caminhões carroceria, pick-ups, retroescavadeiras e caminhões basculantes. Devido à grande concentração de pessoas na orla da Praia do Forte, um caminhão-pipa também foi usado para a limpeza das pista, todos os dias.

Apesar do comprometimento no trabalho, não faltou espaço para descontração e conscientização. Embalados pelo Samba “Chegou Comsercaf, tá tudo limpeza”, os funcionários desfilaram pela Praia do Forte dançando, distribuindo sacolas de lixo e convidando moradores e turistas a aderirem ao slogan da campanha, “A cidade mais limpa é a que menos se suja”. Muitos foliões acompanharam e entraram literalmente no Bloco da Limpeza.

Para o prefeito Marquinho Mendes, o balanço do Carnaval das Culturas é muito positivo. “Mostramos que é possível sim, realizar uma festa bonita com poucos recursos, e contando com as parcerias. Quero parabenizar todos os blocos pelo empenho em ir pras ruas mesmo sem subvenção. O Carnaval de Cabo Frio só foi possível graças ao empenho de todos”, disse o prefeito.

Confira os números do Carnaval 2018 de Cabo Frio:

* Turismo

– 400 mil turistas
– Origem dos visitantes
1º – RJ
2º – SP
3º – MG
4º – Argentina
5º – Outros estados brasileiros
Fonte: Secretaria de Turismo

* Programação

– 48 blocos em toda a cidade