Prefeitura de Cabo Frio amplia em mais de quatro vezes número de vagas para pré-natal de baixo e alto risco

Serviço também foi descentralizado para o Jardim Esperança, Santo Antônio e Unamar

Para estender a assistência às gestantes cabo-frienses, a Prefeitura de Cabo Frio ampliou os serviços de pré-natal. Em 2020, com a chegada da pandemia da covid-19, os serviços foram restringidos para 10 marcações semanais por obstetra. Este ano, no entanto, o número mais do que quadruplicou: agora são 45 vagas semanais para cada profissional obstétrico, sendo 25 para pré-natal de baixo risco, e 20 para acompanhamentos de alto risco.

No Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, as gestantes são atendidas por quatro obstetras, além de enfermeiras e técnicos de enfermagem. Somente em 2021, foram realizados aproximadamente 200 pré-natais na unidade, entre normais e de alto risco. A unidade atende moradores de todo o município, por meio do sistema de marcação e como referência municipal na rede de saúde.

O Oswaldo Cruz é um centro de especialidades médicas, materno infantil e de exames especializados em câncer feminino. Na unidade são oferecidos ainda serviços como consultas materno infantil, retirada de pontos, teste rápido em gestantes, planejamento familiar, follow-up no sistema, teste do pezinho, puericultura de risco, pré-natal de risco, revisão puerperal e de recém-nascido, ecocardiograma pediátrico, ecocardiograma adulto, colposcopia, consultas com mastologista, ginecologista, odontopediatria e pediatria, vacinação, coleta de sangue, ultrassonografia geral e obstétrica e dispensação de medicamentos.

Além dos serviços ofertados no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, a Secretaria de Saúde vem promovendo, desde o mês de fevereiro, a descentralização dos atendimentos e acompanhamentos obstétricos de alto risco. As gestantes cabo-frienses podem ser atendidas ainda no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; no PAM de Santo Antônio e no Posto de Saúde de Unamar, ambos em Tamoios.

“A assistência pré-natal é um importante componente na atenção das mulheres no período gravídico puerperal. Os casos de pré-natal de alto risco identificados durante consultas de acompanhamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) são encaminhados para as unidades de referência no atendimento. Através dessa descentralização tivemos um impacto positivo na redução da mortalidade fetal, infantil, materna, além de aumento na qualidade de vida para a gestante e família”, disse a enfermeira Érica Andrade, que faz parte da direção técnica do Centro de Saúde Oswaldo Cruz.

O acompanhamento obstétrico no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, está sendo prestado à população de forma inédita. O acompanhamento das gestantes é realizado pela Unidade Básica de Saúde e pelas ESFs do Porto do Carro, Tangará, Caminho de Búzios, Boca do Mato, Vila do Ar e Peró. Além dessa assistência, o serviço oferece acompanhamento conjunto com obstetra, apoio de exames laboratoriais e de imagem, todos realizados no Hospital do Jardim. Para reforçar o atendimento, um novo aparelho de ultrassom foi instalado na unidade hospitalar, permitindo a realização de exames necessários para o acompanhamento das gestações.

Sobre o atendimento de alto risco também ser oferecido em Tamoios, o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, lembra que trata-se de um compromisso do prefeito José Bonifácio e da Secretaria de Saúde em levar infraestrutura para o distrito. “É uma conquista muito importante. As equipes continuam trabalhando para levar mais serviços para a população”, afirmou Felipe.

Além do atendimento de alto risco, as ESF’s, o PAM de Santo Antônio e o Posto de Saúde de Unamar oferecem teste rápido para identificar sífilis, hepatite B e C, bem como HIV, tanto para gestantes quanto para seus parceiros, desde o começo do atendimento do pré-natal. Além disso, o PAM de Santo Antônio também é polo de referência em infectologia de Tamoios para tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e triagem neonatal.