Prefeitura de Cabo Frio apresenta 1º relatório quadrimestral de ações da Saúde de 2022

Apresentação foi transmitida ao vivo pela internet para a população

A Prefeitura de Cabo Frio apresentou, nesta segunda-feira (27), o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RQDA) de 2022. A prestação de contas da área de saúde aconteceu na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. O relatório é um instrumento normativo instituído a partir da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo o acompanhamento e o monitoramento das ações previstas no Plano Municipal de Saúde.

O encontro foi conduzido pelos superintendente e supervisor de Gestão, Sady Marchesin e Asaphe Stenio, respectivamente. Participaram ainda a secretária Adjunta de Atenção à Saúde, Priscila Dantas; a secretária Adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Kainá Gago; a secretária Adjunta de Administração e Saúde, Letícia Paula Alves da Silva; o secretário Adjunto de Saúde em Tamoios, Rafael Dias; a subcoordenadora de Gestão do Fundo Municipal de Saúde, Dulce Leandro; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lucy Pires, e o superintendência de Contabilidade, Sandro Gomes Carvalho.

A apresentação abordou o levantamento detalhado dos números de atendimentos ambulatoriais e emergenciais, além de exames e cirurgias realizados, nos quatro últimos meses deste ano. O relatório mostrou ainda o resultado das ações de ampliação na Atenção Básica realizada pela gestão vigente da Secretaria de Saúde.

Além disso, foram pontuadas as iniciativas de educação permanente em saúde para requalificação e formação do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando a implantação do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Por fim, os dados de redução dos impactos da pandemia nos atendimentos, internações e o avanço na vacinação contra a covid-19 também foram apresentados.

A previsão é de que a próxima prestação de contas seja feita no mês de setembro.