Prefeitura de Cabo Frio celebra Dia da Árvore com plantio e doações de mudas

Mais de 50 mudas foram plantadas na manhã desta terça-feira (21) em diferentes pontos da cidade

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Cabo Frio realizou pela manhã o plantio e a distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. As ações, organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, fazem parte do programa de arborização urbana, conhecido como “Verde que te Quero Verde”. Mais de 50 mudas de árvores foram plantadas na Praia do Forte e no Jardim Esperança.

Só no local conhecido como Bolsão da Juju, na Praia do Forte, foram 40 mudas, sendo oito pitangueiras, 10 algodões-da-praia, 12 aroeiras e 10 clúsias. Na praça do bairro Jardim Esperança, quatro mudas de ipês foram colocadas no solo, sendo dois brancos, um rosa e um amarelo.

Ainda no Jardim Esperança, a Escola Municipal Professora Patrícia Azevedo de Almeida também recebeu o plantio de mudas de árvores. No total, sete ipês foram plantados, sendo dois brancos, dois rosas e três amarelos. As espécies são adequadas ao tamanho da área externa da unidade escolar.

A ação contou com a participação dos alunos da escola, que tiveram a oportunidade de aprender sobre o plantio, preparação do solo e cuidados para o desenvolvimento saudável da espécie, além de debater sobre temas relacionados ao meio ambiente e proteção da biodiversidade.

A unidade escolar atende alunos do 1º ao 5º ano, e atua em formato de rodízio com 70% da capacidade, conforme o calendário de retorno gradual das aulas presenciais, intercalando com as aulas remotas. Nesta semana, 30 alunos e seis professores do grupo laranja estão na escola de forma presencial.

DOAÇÃO DE MUDAS NO HORTO MUNICIPAL

Para a população cabo-friense auxiliar com o programa de arborização “Verde que te Quero Verde”, a Prefeitura mantém em funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, o Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade Marques, localizado na Avenida Henrique Terra, s/n, no bairro Portinho. No local, os moradores podem buscar pela aquisição gratuita de mudas de árvores. Somente este ano foram doadas mais de 1.200 mudas e plantadas mais de 300 árvores em toda a cidade, sendo todas espécies nativas de Cabo Frio.

Para adquirir uma muda de árvore nativa, basta fazer o cadastro que permite adotar até duas mudas por pessoa. No caso de instituições que desejam uma maior quantidade, o pedido precisa ser realizado via ofício. No local é possível encontrar diversas espécies nativas da região, como pau-ferro, pata-de-vaca, algodão-da-praia, ipês, flamboyant, aroeira, pitangueira, pau-brasil, clúsias, entre outras.

As mudas disponíveis para adoção foram doadas ao Horto Municipal através de um Termo de Ajustamento de Conduta feito com empresas e moradores que descumpriram alguma legislação ambiental, e tiveram como forma de compensação o replantio e a doação de plantas ao horto.