Prefeitura de Cabo Frio, Consulado do Japão e Apae selam convênio para construção de sede em Tamoios

Filial será construída com apoio do governo japonês em um terreno cedido pelo município

Uma parceria internacional foi fechada em Cabo Frio para atender pessoas com deficiência em Tamoios. O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Apae Cabo Frio assinaram um convênio para a construção de uma filial da associação no distrito. A construção da unidade será custeada pelo Consulado, em uma área de 1 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura de Cabo Frio.

A cerimônia para a oficialização contratual aconteceu no Palácio das Águias, com a presença de autoridades japonesas, da Apae e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.

“Ressalto a importância desse ato de parceria, já que poucas organizações recebem esse patrocínio como a Apae está recebendo. O governo japonês acreditou e a instituição tem uma longa história de serviços prestados à Cabo Frio. História que recuperou e resgatou as pessoas com deficiência que, às vezes, nem saíam de casa. Com as políticas de inclusão, Tamoios vai receber uma das mais importantes organizações da sua história”, disse o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.

Para os representantes do país asiático, o convênio é considerado um motivo de bastante alegria.

“É uma grande satisfação estar em Cabo Frio assinando esse contrato de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC). Temos a clareza de que os trabalhos realizados pela Apae refletem a cooperação, desempenhando grande papel na Região dos Lagos. A construção de uma nova instalação vai melhorar o ambiente, espero que o apoio da APC contribua para melhorar a qualidade das atividades prestadas aos assistidos pela Apae. Desejo estar de volta a Tamoios em breve para inaugurarmos essa nova filial da Apae”, disse o cônsul-geral do Japão, Ken Hashiba.

A chegada da unidade a Tamoios é um investimento realizado através do programa “Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)”. A iniciativa é oferecida pelo governo japonês para apoio a projetos propostos por vários organismos, como organizações não-governamentais (ONGs) e governos locais. Ela proporciona assistência financeira não-reembolsável, por exemplo, para hospitais, estabelecimentos de ensino e outras organizações sem fins lucrativos, a fim de auxiliar na implantação de seus projetos.

“Neste momento de alegria, agradeço a oportunidade de estar representando as famílias apaeanas atendidas no município. Esse é o primeiro passo na realização de um grande sonho, que é a construção da sede própria da Apae – Polo Tamoios, em uma área de 1 mil metros quadrados. Nossa meta é aumentar em números e serviços o atendimento prestado, levando as atividades com amor e dignidade ao nosso público-alvo, as pessoas com deficiência, principalmente intelectual e múltiplas. Agradecemos a quem nos estende a mão, gratidão define a Apae”, disse o presidente da Apae Cabo Frio, Adalberto Pires.