Prefeitura de Cabo Frio dá início à programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Atividades foram oficialmente abertas nesta segunda (20) e seguem até o dia 30

Foi oficialmente aberta, nesta segunda-feira (20), em Cabo Frio, a programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data celebrada nesta terça (21). A solenidade de abertura, no auditório da Prefeitura, lembrou o processo de luta das pessoas com deficiência na cidade, com a presença do prefeito José Bonifácio e secretários municipais. Até o próximo dia 30 de setembro serão promovidos debates, diálogos e reflexões sobre o tema.

Na cerimônia, que contou com uma intérprete de libras, o prefeito José Bonifácio falou sobre a importância da data e da luta das pessoas com alguma deficiência, seja ela física, mental ou sensorial. Frisou, também, que o momento é de buscar novos caminhos e divulgar as lutas por inclusão social, além de ressaltar a renovação de uma parceria que vai continuar adequando as calçadas da cidade.

“Renovamos, nas últimas semanas, uma parceria com a Firjan que tem muito a ver com essa luta da pessoa com deficiência, que fala a respeito das calçadas acessíveis. Sabemos que não é possível, no momento, tornar acessíveis todos os locais da cidade, mas já começamos pelas calçadas, fazendo o possível com o recurso que temos. Esperamos que as pessoas com deficiência tenham a vida mais próxima do agradável possível, com a facilidade e possibilidade de ir e vir”, disse o prefeito José Bonifácio.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 2005, pela Lei Federal Nº 11.133, mas já era celebrado desde 1982 pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Celebrando o aniversário da Lei de Cotas, que completou três décadas neste ano, a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, lembrou que a lei foi criada para proteger e assegurar a inclusão no mercado de trabalho, e que hoje garante o emprego de mais de 500 mil pessoas com deficiência em todo o Brasil.

“Não podemos esquecer de comemorar os 30 anos da Lei de Cotas, e tenho certeza que todos que estão aqui fazem parte dessa luta da pessoa com a deficiência. A Organização Mundial da Saúde considera um quarto da população com algum tipo de deficiência e isso mostra a importância de demarcarmos essa luta pela busca do espaço na sociedade, porque essas pessoas precisam viver com o maior grau de normalidade possível. Já evoluímos, mas precisamos de muito mais”, afirmou Nilza.

A superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo, ressaltou a necessidade de fazer a sociedade refletir e se conscientizar sobre o respeito com as pessoas com deficiência em todo o país.

“Sabemos que ainda falta muito para conseguirmos uma sociedade que seja efetivamente justa, igualitária, solidária e fraterna, contudo, cada passo é importante. A luta da pessoa com deficiência é de todos, por um mundo mais acessível, mais humano e mais receptível. Queremos abrir essa comemoração com a certeza da reflexão de uma luta diária, em que também precisamos nos fazer presentes, ouvidos, participantes, capazes de contribuir e construir por uma Cabo Frio de todos e para todos”, concluiu Idalina.

Também marcaram presença no auditório da Prefeitura o secretário de Governo, Davi Souza; o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes; a secretária da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna e o diretor financeiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Jânio Mendes.

A programação continua nesta terça-feira (21), às 10h, com uma roda de conversa no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) João Nascimento, em Tamoios. Na quarta-feira (22), às 9h, acontece no auditório da Prefeitura a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento continua durante toda a semana e segue até o próximo dia 30 de setembro.

Confira a programação completa:

21/09 (terça-feira) – 10h
Roda de conversa no CRAS Tamoios
R. Marimbá – Aquarius

22/09 (quarta-feira) – 9h
Reunião Solene do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Auditório da Prefeitura – Praça Tiradentes, s/n – Centro

23/09 (quinta-feira) e 24/09 (sexta-feira) – 9h
Workshop de calçadas acessíveis com a Mobilidade Urbana
Auditório da Prefeitura – Praça Tiradentes, s/n – Centro

26/09 (domingo) – 9h
Passeio na Trilha Sensorial da Fazenda Campos Novos