Prefeitura de Cabo Frio destina nove toneladas de pneus para reciclagem

Ação evita focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Cabo Frio encaminha nesta quarta-feira (18) nove toneladas de pneus para reciclagem. Os materiais são recolhidos nas ruas e borracharias da cidade e enviados à Reciclanip, empresa responsável pela reutilização, localizada em São Paulo.

Só em 2020, mais de 180 toneladas de pneus já foram recicladas por meio do projeto “Logística Reversa”. A ação acontece por meio de uma parceria com a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). A Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) fica responsável por fazer a coleta e pelo armazenamento, até que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faça o agendamento do envio do material junto à Reciclanip.

Durante o processo de reaproveitamento, os pneus são triturados e reutilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais e tapetes automotivos.

A iniciativa evita ainda que os pneus sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, possibilitando o acúmulo água e tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O balanço positivo já pôde ser visto no resultado do 2º ciclo do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), que apontou em outubro, que Cabo Frio teve índice de 0,6%, percentual considerado de baixo risco de infestação, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde. A taxa é menor que a da pesquisa anterior (0,8%).

“Os pneus que poderiam ficar jogados pelas ruas, servindo como focos para reprodução de vetores e contaminação ambiental, hoje proporcionam economia de energia e recurso naturais”, explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A população também pode colaborar com o programa, levando os pneus de descarte ao depósito da Comsercaf, localizado na Rua dos Siris, 45, na Ogiva. Em casos de grande quantidade do material, a retirada pode ser programada através do telefone (22) 2648-8907.