Prefeitura de Cabo Frio discute criação de circuito histórico e cultural de visitação a museus

Primeira reunião com representantes de instituições envolvidas no projeto aconteceu nesta quarta (15)

Cabo Frio deu o primeiro passo para a criação de um circuito local de visitação de museus e outros espaços históricos e culturais da cidade. A Casa Cultural José de Dome – Charitas sediou a reunião inicial para tratar do assunto, nesta quarta-feira (15), com a participação de representantes das instituições envolvidas no projeto. A princípio, a ideia é que o circuito seja composto pelo Forte São Mateus; pelo Espaço Cultural do Surfe; pelo Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), de gestão federal, pela Casa Scliar, de gestão privada, além do próprio Charitas.

A perspectiva é que a iniciativa seja realizada a partir do próximo mês de maio, que terá a Semana Nacional de Museus, entre os dias 16 e 20. Inicialmente, a proposta é que o circuito funcione como projeto-piloto para visitação de alunos da rede pública de ensino para que, posteriormente, seja feita de forma permanente. A inspiração para o projeto é o trabalho realizado em cidades históricas do Nordeste e de Minas Gerais, como Ouro Preto. Em Cabo Frio, seriam destacados e valorizados os principais aspectos históricos e culturais, como a indústria do sal.

O primeiro encontro discutiu o conceito do projeto e outras propostas, como a criação de uma espécie de passaporte, na qual as visitas a cada espaço seriam carimbadas. A próxima reunião será realizada no começo de março, após o Carnaval. A diretora do Charitas, Taz Mureb, falou com entusiasmo da criação do circuito.

“A gente entende a importância do Turismo Histórico e Cultural, e sabe que tem um nicho muito grande que visita cidades no Brasil. Cabo Frio tem essa potência, é uma das primeiras cidades do Brasil, temos um patrimônio histórico e cultural tombado, que precisa ser preservado. Então eu fico muito feliz com esse primeiro encontro”, destacou.

Também participaram do encontro Alessandra Peres e Rafael Marendino, representando o Espaço Cultural do Surfe; Manoella Évora e Carlos Henrique Silva, pelo Mart, e Cristina Ventura, pela Casa Scliar.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.