Prefeitura de Cabo Frio disponibiliza equipamento de amparo à população em situação de rua

Nos primeiros seis meses do ano, foram realizados quase dois mil atendimentos

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Cabo Frio realizou 1.623 atendimentos na Casa de Passagem, equipamento do serviço de acolhimento municipal voltado para a população em situação de rua. Do total, 887 foram de acolhimento institucional e 736 de entradas para higienização e/ou alimentação.

Segundo a superintendente da Proteção Social Especial, Mariana Rangel, não existe uma estimativa específica de quantas pessoas em situação de rua existem na cidade, devido à grande rotatividade e intenso fluxo migratório dessa população, já que são pessoas oriundas de todo território nacional e imigrantes.

“O município segue as diretrizes da política nacional de assistência social, conforme a tipificação nacional de serviços socioassistenciais. Além da oferta de acolhimento, higienização e alimentação, também é feito o acompanhamento técnico social feito junto a essa população”, explicou Mariana.

Ela esclareceu ainda que devido às baixas temperaturas, em 2021, foi criado um plano de contingência pelo qual a equipe técnica de abordagem do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) realiza abordagens noturnas no município, ocasião em que é ofertado o acolhimento à população em situação de rua na Casa de Passagem.

Além disso, os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social também elaboram o relatório mensal de atendimento para mensurar a demanda, que é categorizada por sexo, idade e tempo em situação de rua entre outros parâmetros.

A Casa de Passagem, que possui 28 vagas para atender mulheres, homens e grupos familiares, está localizada na Rua Curitiba, nº4, no Jardim Olinda.