Prefeitura de Cabo Frio divulga calendário de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Pessoas com idade acima de 60 anos e profissionais de saúde vão receber dose de reforço

Nesta semana, o calendário de vacinação contra a Covid-19, em Cabo Frio, seguirá com foco na repescagem em pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. Além deste grupo, a aplicação da dose de reforço será destinada aos idosos acima de 60 anos, que tenham tomado a segunda dose há três meses, e profissionais de saúde que tenham tomado a dose há pelo menos seis meses.

Com exceção dos acamados, que vão receber a vacina em casa, as demais pessoas deste grupo serão atendidas na quarta (3), quinta (4) e sexta-feira (5) nas unidades de saúde que fazem a vacinação contra a Covid-19. Nesta terça-feira (2), feriado nacional pelo Dia de Finados, não há vacinação para nenhum grupo.

Na quinta (4) também será dia da dose de reforço para pessoas de 18 a 69 anos com alto grau de imunossupressão, que tenham se imunizado há mais de 28 dias com a segunda dose da vacina. Este grupo será vacinado no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão, e nas Estratégias Saúde da Família (ESF) dos bairros Monte Alegre, Tangará e Botafogo. Para todos os grupos o atendimento será das 9h às 15h.

Para receber a vacina, todos os integrantes do grupo da próxima semana, sem exceções, precisam apresentar documento de identidade oficial com foto; CPF ou cartão do SUS; comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e carteira de vacinação comprovando que as doses anteriores foram recebidas no município.

Os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo ativo. Quem tem comorbidade ou alto grau de imunossupressão, deve apresentar, ainda, documentos que comprovem a condição, como cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares. A lista das doenças definidas pelo Ministério da Saúde está no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br).

SEGUNDA DOSE DA VACINA PFIZER, CORONAVAC E ASTRAZENECA

A aplicação da segunda dose dos imunizantes Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca acontecerá nas unidades de saúde que fazem a imunização contra a Covid-19, das 9h às 15h. Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o morador deverá se imunizar no próximo dia útil à data agendada.

Por determinação do Ministério da Saúde, o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer passou de 12 para oito semanas. Quem já completou oito semanas de intervalo deste imunizante deve comparecer nas unidades de saúde para receber a segunda dose. Já o intervalo da CoronaVac permanece em 28 dias.

Nesta semana as pessoas aprazadas para receber a segunda dose da AstraZeneca poderão receber a Pfizer em substituição. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, e comprovante de residência com endereço de Cabo Frio. É obrigatório apresentar, também, a carteira de vacinação comprovando que a aplicação da primeira dose realizada em Cabo Frio.

REPESCAGEM ACONTECE QUARTA (3), QUINTA (4) E SEXTA-FEIRA (5)

Quem ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, deve ficar atento. A repescagem para pessoas acima de 12 anos acontece nesta quarta (3), quinta (4) e sexta (5).

Para isso, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio, além de comprovantes específicos no caso de pessoas com comorbidades e dos profissionais e trabalhadores dos grupos já atendidos.

Menores de 15 anos deverão estar acompanhados do responsável e apresentar o documento de autorização disponível no site da Prefeitura. No caso de impossibilidade da presença do responsável, o jovem deverá estar acompanhado de uma pessoa maior de idade munido da declaração de próprio punho do responsável. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda o preenchimento da autorização antecipadamente para agilizar o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Quem está acamado permanece recebendo a primeira e segunda dose da vacina em domicílio às segundas-feiras, mediante agendamento prévio pelo e-mail acamadoscovid@cabofrio.rj.gov.br. Para isso basta informar nome completo de quem será vacinado, sexo, data de nascimento, CPF, endereço completo com ponto de referência e telefone de contato. Quem recebeu a primeira dose deve enviar a foto do cartão de vacinação.

ONDE SE VACINAR:

DOSE REFORÇO PARA PESSOAS DE 18 A 69 ANOS COM ALTO GRAU DE IMUNOSSUPRESSÃO