Prefeitura de Cabo Frio divulga resultado do Concurso Beleza Negra “Agbara”

Vencedores vão receber a premiação no encerramento do Novembro Negro, nesta terça (30), na Escola Nilo Batista, em Tamoios

Nesta terça-feira (30), às 9h30, os vencedores do Concurso Beleza Negra “Agbara” serão premiados na solenidade de encerramento do Novembro Negro. A programação é promovida pela Prefeitura de Cabo Frio com o objetivo de discutir a pauta antirracista nas escolas do município, e acontecerá na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, em Tamoios.

O concurso, organizado pela Secretaria de Educação, aconteceu na última sexta-feira (27) com a participação de servidores da rede municipal de ensino de Cabo Frio, e alunos com idade a partir de 13 anos. As fotografias, coletadas previamente, foram exibidas em um painel na entrada da sede da Secretaria durante todo o dia.

Os vencedores foram selecionados pela comissão julgadora, organizada pelo Serviço de História e Cultura Afro-brasileira e indígena da Secretaria de Educação. Independentemente do resultado, todos os alunos participantes ganharão uma bolsa de estudos para cursos de informática no SER Instituto.

No encerramento da atividade será servido um almoço típico: a feijoada quilombola. Também haverá apresentação do Iê Capoeira Polo Tamoios; música com Rafa Fellove; oficina de abayomis, que serão distribuídas aos participantes da atividade; oficina de turbantes e Projeto Afronta Lagos, com Joice Emiliano.

Na categoria estudantes a classificação final ficou assim:
• 1º lugar (Miss) – Gabriela Margarido da Silva (Escola Municipal Márcia Francesconi – São Cristóvão)
• 1º lugar (Mister) – Bruno Nunes de Souza Izidro (Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino – Jardim Peró)
• 2º lugar – Lara Pereira Bispo da Paixão (Escola Municipal Francisco Franco – Araçá)
• 3º lugar – Ketellin de Oliveira Barros dos Santos (Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino – Jardim Peró)

Na categoria servidores os escolhidos são:
• 1º lugar (Miss “Agbara”) – Sulamita do Nascimento Silva Sampaio (auxiliar de Classe na Escola Municipal Professora Claudia Muzio Freitas de Oliveira – Jardim Esperança)
• 2º lugar – Keila Maria da Silva (professora na Escola Municipal José Bonifácio Ferreira Novellino – Jardim Peró)