Prefeitura de Cabo Frio divulga resultados do Programa Avalia Rede

Avaliação da Secretaria de Educação promove intervenções pedagógicas e destaca a importância do acompanhamento educacional nas escolas municipais

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Educação, e da Coordenadoria de Supervisão Escolar, divulgou os resultados do Avalia Rede. Este programa consiste em uma avaliação diagnóstica com provas organizadas com base nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando compreender o nível de conhecimento dos alunos.

A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um plano de ação que inclui intervenções didático-pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem. Ao todo, 42 escolas dos Anos Iniciais e 17 unidades escolares dos Anos Finais participaram da avaliação.

O programa se destaca por sua abordagem inovadora, composta por três fases de aplicação, sendo a primeira diagnóstica e as duas subsequentes processuais. A avaliação foi elaborada por profissionais da Rede e pela equipe da Secretaria de Educação, com as questões sendo formuladas com base nas contribuições dos docentes de todas as unidades escolares.

“Nossa Rede Municipal de Ensino teve um grande avanço nesse ano letivo. Quero expressar minha sincera gratidão pelo dedicado trabalho das unidades escolares, das equipes diretivas e de assessoramento. Foi graças ao esforço conjunto de todos esses profissionais que conseguimos proporcionar uma educação de qualidade aos nossos alunos”, disse a secretária de Educação, Rejane Jorge.

As escolas se organizaram para a aplicação conforme as orientações da Secretaria, e os gráficos de desempenho de cada unidade foram automaticamente disponibilizados pela equipe central para as unidades escolares. Após a análise da supervisão escolar, identificou-se a necessidade de incluir a avaliação de produção textual, o que foi implementado a partir da segunda fase do programa.