Prefeitura de Cabo Frio e Associação dos Blocos divulgam programação para o Carnaval 2023

Mais de 30 eventos vão acontecer durante os dias de folia

A Prefeitura de Cabo Frio e a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas (Abaccaf) apresentaram, nesta segunda-feira (13), a programação oficial do Carnaval no município. Ao todo, 24 agremiações carnavalescas estarão nas ruas de Cabo Frio, tanto na área central como no distrito de Tamoios. Serão mais de 30 eventos, entre concentrações e desfiles.

A divulgação foi realizada em uma coletiva de imprensa na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. A abertura oficial da festa acontece nesta sexta-feira (17), na Estação do Carnaval da Praia do Forte, a partir das 16h. No local também será realizada a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo.

Especialmente neste ano, o profissional mais antigo da saúde cabo-friense também receberá as chaves, simbolizando os trabalhadores de saúde que atuaram durante a pandemia.

“Essa é a festa máxima de Cabo Frio e do Brasil inteiro. Com esse evento, nós mobilizamos diversos segmentos da sociedade e representantes da Prefeitura para que o Carnaval aconteça da melhor maneira nessa retomada”, disse o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues.

Entre as atrações, estarão as Estações do Carnaval na Praia do Forte, em Tamoios e no Peró, além do espaço kids na orla da Praia das Palmeiras. Em 2023, após dez anos, a Prefeitura trará de volta a tradicional Brincareta, retratando na forma de grandes bonecos as grandes figuras políticas e culturais da cidade.

“Iniciamos mais um carnaval em Cabo Frio com muita alegria. É o carnaval da superação, agregando valor às atividades culturais, deixando de ser só diversão e passando a ter um olhar voltado para a economia criativa do carnaval. O tema superação carrega essa celebração, homenageando os profissionais que estiveram na linha de frente na pandemia da covid-19. Vamos comemorar esse momento em que podemos voltar às ruas”, destacou o presidente da Abaccaf, Joir Reis.

A coletiva também contou com a presença dos secretários de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França; de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; e do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 17:
Abertura oficial do Carnaval – Estação Praia do Forte – 16h às 19h
Desfile do bloco “Os Brasileirinhos” (Homenagem a Waldir Azevedo) – Estação Praia do Forte – 18h às 22h
Bloco A Moda C – Concentração no Canto do Forte São Matheus – 8h às 14h
Bloco da Vacina – Concentra no Largo de São Benedito – na Passagem – 17h

Dia 18:
Bloco Brincareta – Concentra na Praça Gentil Gomes Faria – 13h às 18h

Bloco Perocão – Concentração na Avenida dos Pescadores, esquina com a Avenida dos Namorados – 12h às 23h30
Bloco da Latinha – Concentração na Estação do Carnaval Praia do Forte – 16h às 02h
Bloco Gentileza Gera Gentileza – Concentração Rua Santana – Praça da Vila Nova – 14h às 23h30
Bloco Que Merda é Essa? – Concentração na Rua Major Belegard, nº 171- 19h às 23h59