Prefeitura de Cabo Frio encerra programação do Agosto Lilás

Encontro teve a presença de organizações da sociedade civil, dinâmica de grupo e apresentação musical

Com uma mesa de café da manhã, dinâmica e apresentação musical, terminou nesta terça-feira (31) a programação da Prefeitura de Cabo Frio em alusão ao mês Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. As atividades de encerramento aconteceram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Tamoios, e contaram com a presença de representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, assim como dois policiais militares e representantes do governo municipal.

A secretária adjunta de Assistência Social, Patrícia Sena, abriu o evento pedindo um minuto de silêncio pelas mulheres vítimas de violência, pelas mulheres afegãs e pela filantropa Joelma Fidalgo, que morreu no último sábado (28) vítima da Covid-19. Em seguida, a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, complementou o discurso destacando a importância da criação de políticas públicas para mulheres.

“Independentemente da cultura, o que todas as mulheres querem, e precisam, é de respeito, e é isso que as políticas públicas vêm garantir. Joelma Fidalgo, por exemplo, foi uma grande amiga e companheira de muitas lutas, uma pessoa que sempre teve atuante em sua vida a caridade, que originou muitas das políticas públicas que existem hoje”, contou Nilza.

Segundo Tânia Lopes, superintendente dos Direitos da Mulher, Tamoios foi escolhida pelas equipes envolvidas para o encerramento da programação em razão das estatísticas.

“Tamoios é um lugar de histórias de lutas, resistência, um lugar que infelizmente ainda possui alto número de casos de violência contra a mulher. E em razão disso, estamos planejando reinstalar no distrito o Centro Especializado de Atendimento à Mulher com um espaço para proteger e abrigar temporariamente mulheres vítimas de violência”, anunciou Tânia.

Com o objetivo de estreitar os laços e estabelecer parcerias com as organizações da sociedade civil e poder público, a Superintendência da Mulher encerrou o evento com duas agendas marcadas. Uma reunião no 25º Batalhão de Polícia Militar no próximo dia 8 de setembro, e um encontro com as representantes da Associação de Mulheres (AMU), Associação de Mulheres de Tamoios (Amutam) e da Sol Nascente, no próximo dia 14 de setembro.

Além de organizações da sociedade civil, também estavam presentes a coordenadora da Melhor Idade em Tamoios, Luciene Lima; a advogada e voluntária do CRAS de Tamoios, Roseane Gomes, que realizou uma dinâmica com os convidados e a superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Idalina Araujo.

O Grupo Musical Acorde Maior encerrou o evento com a apresentação de duas canções, “Eu sei que vou te amar”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, representando o amor das muitas mulheres que sofrem, e “Maria Maria”, de Milton Nascimento, representando a força interior de todas as mulheres.