Prefeitura de Cabo Frio encerra programação especial de combate ao trabalho infantil

Atividades começaram em junho e terminaram nesta quarta-feira (7)

Terminou nesta quarta-feira (7) a programação de conscientização do mês de Combate ao Trabalho Infantil, organizada pela Prefeitura de Cabo Frio. A campanha começou no último dia 10 de junho e contou com uma série de atividades nos dois distritos.

Coordenada pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a programação teve entrega de panfletos informativos, entrevistas nas rádios para falar da importância da conscientização, abordagens sociais e os lançamentos da Cartilha “Trabalho Infantil não é Brinquedo” e do vídeo promocional da campanha.

O material gráfico informativo foi distribuído nas dependências dos equipamentos da Assistência Social, entre eles, os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Conselho Tutelar.

A equipe da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, responsável pelo Programa, também realizou mobilizações nos sinais de trânsito da cidade com a distribuição de folders e panfletos, e ainda percorrendo os bairros com maior número de denúncia de trabalho infantil, como Parque Burle, Centro e São Cristóvão.

No dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, foi lançada no site da Prefeitura a cartilha ilustrativa “Trabalho Infantil não é Brinquedo”, disponível para download através do link:

Diversas atividades de conscientização também foram realizadas em Tamoios, no Shopping Unapark, com a participação da Coordenadoria Geral da Criança e do Adolescente de Tamoios, do Projeto Investindo em Vidas e do Conselho Tutelar do segundo distrito.

A coordenadora do Programa, Miriam Aguilar, destaca a importância das ações para toda a população.

“Chamar a atenção da população, assim como o lançamento da cartilha ‘Trabalho Infantil Não é Brinquedo’ é de suma importância para conhecimento de toda a sociedade, em especial neste momento de pandemia que afetou diretamente a economia do país”, contou.

Encerrando a programação, nesta quarta-feira (7) houve a divulgação de um vídeo informativo com a participação da secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista; da coordenadora da pasta em Tamoios, Simone Tavares; da promotora do Ministério Público do Trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann; da promotora do Ministério Público, Luciana Nascimento; da coordenadora do Programa de Erradicação Infantil, Miriam Aguilar; da presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Rosimeire Winter; dos conselheiros do primeiro e segundo distrito, Elaine Mossatti e Leilson Rezende, respectivamente, e do ex-secretário de Educação de Cabo Frio, Flávio Guimarães.

O material audiovisual será divulgado nos canais de comunicação dos movimentos e projetos sociais, como Rede Peteca, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente do Rio de Janeiro (Fepeti-RJ), Ministério Público e Ministério Público do Trabalho e no canal do YouTube da coordenadora do PETI, Miriam Aguilar.