Ação acontece das 10h às 14h no auditório municipal, na Praça Tiradentes, no Centro
A Prefeitura de Cabo Frio realiza na segunda (13), às 10h, a entrega dos cartões do programa Moeda Social Itajuru para 63 novos contemplados do bairro Manoel Corrêa. A ação acontece no auditório municipal e, na sequência, os beneficiários vão assistir a uma palestra sobre o funcionamento do programa e do aplicativo do banco E-dinheiro, gestor dos recursos da moeda.
Segundo o coordenador da Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola, o objetivo do encontro é orientar os novos contemplados sobre a utilização do cartão Itajuru e do aplicativo para celular, sobre o que é a Moeda Social, como funcionam os resgates, o pagamento e todo o passo a passo de funcionamento da ferramenta, além de tirar dúvidas sobre as regras do programa.
“Desde o lançamento do programa, em 2021 até hoje, algumas pessoas que estavam em vulnerabilidade social conseguiram emprego ou mudaram de endereço, então é muito importante que nossa equipe de assistentes sociais identifique, por meio de visita técnica e mapeamento social, novas pessoas que estejam dentro do perfil do programa. Por se tratar do primeiro bairro em que o programa foi implantado, o prefeito José Bonifácio pediu que houvesse um estudo mais profundo para identificar e trazer essas pessoas para as políticas públicas do governo”, explicou Adriano.
No mesmo dia e horário, haverá uma tenda em frente ao prédio da Prefeitura para cadastramento de novos comerciantes dos bairros onde a Moeda Itajuru está implantada: Manoel Corrêa; Boca do Mato, Monte Alegre, Porto Carro e parte da Vila do Ar; Maria Joaquina; Tangará, Parque Eldorado III e Emaús; Sinagoga.
Na terça (14), quinta (16) e sexta (17) também haverá palestra, das 10h às 14h, no auditório da Prefeitura para os beneficiários que permaneceram no programa após o recadastramento. Todos os beneficiários deverão portar documentos oficiais tanto para retirada do cartão quanto para participar da palestra.
Programa Moeda Social Itajuru
Lançado em outubro de 2021, com o projeto-piloto no bairro Manoel Corrêa, o programa de transferência de renda atende atualmente 2.500 famílias distribuídas em mais quatro implantações: Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e Vila do Ar (março/2022); Maria Joaquina, em Tamoios (julho/2022); Tangará, Emaús e Parque Eldorado 3 (outubro/2022) e Sinagoga (dezembro/2022).
Até o momento, o programa já transferiu pouco mais de R$ 5 milhões, incluindo uma recarga extra para os beneficiários, a título de 13º da Moeda, em 2022. Ao todo, o programa possui 231 estabelecimentos cadastrados nas localidades citadas e aptos a receber os recursos da transferência de renda.
Entre os beneficiários, o perfil social das famílias na expansão da Sinagoga, por exemplo, engloba 135 mulheres chefes de família, solteiras e com mais de três filhos; 23 pessoas com deficiência; 45 pessoas idosas; 152 famílias numerosas (com mais de 6 pessoas); e oito homens pais de família com mais de dois filhos.