Prefeitura de Cabo Frio entrega equipamentos agrícolas aos núcleos beneficiados pelo Projeto Inclusão Produtiva

Maquinário será entregue a agricultores familiares no próximo domingo (2), em meio à programação festiva no Parque de Exposições de Tamoios

No próximo domingo (2), das 9h às 15h, o Parque de Exposições de Tamoios, na Fazenda Campos Novos, vai receber um evento para celebrar o fortalecimento da área rural de Cabo Frio. A Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e Pesca e de Meio Ambiente e Saneamento, vai entregar equipamentos agrícolas aos núcleos participantes do Projeto Inclusão Produtiva, do Instituto Ecovida.

Serão beneficiados pela iniciativa os quilombos de Preto Forro, Maria Romana, Espírito Santo, Maria Joaquina e Botafogo, além de grupos de trabalhadores rurais representados pela Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento e Economia Solidária Campos Novos; pelo Grupo de Catadores de Guaiamum e Pescadores do Chavão; pela Cooperativa da Agricultura Familiar de Cabo Frio e por produtores rurais de São Jacinto.

Cada um dos núcleos receberá um minitrator; uma caixa d’água com capacidade para cinco mil litros e um cortador de grama; obtidos por meio uma emenda parlamentar do deputado Paulo Ramos. O objetivo é desenvolver a agricultura familiar e a economia solidária, por meio do fomento técnico e do custeio à organização dos nove núcleos produtivos, com formação e qualificação permanentes.

Além da entrega dos equipamentos, o evento vai contar com mais uma edição de Feira do Produtor Rural, além de música ao vivo; desfile de moda quilombola; rodas de capoeira e de ciranda. O público também vai poder experimentar o melhor da gastronomia rural, assim como fazer passeio a cavalo e de pônei. Para as crianças, serão instalados brinquedos infláveis.

A secretária municipal de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, enalteceu a união de forças para a promoção do evento.

“É muito importante esse tipo de ação conjunta de secretarias. Essa ação visa ao fortalecimento da área rural do nosso município, da agricultura familiar e dos nossos artesãos. Visa às pessoas em condição de vulnerabilidade, então vem para somar. É a Prefeitura e as secretarias trabalhando de forma conjunta, em parceria, no fortalecimento do nosso município”, destaca.

A secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, destacou a atenção do poder público para o distrito de Tamoios.

“Levar o Programa Inclusão Produtiva para Tamoios reforça o olhar do Governo Municipal para o homem do campo, que produz para alimentar sua família e obter o sustento financeiro. Apoiar a agricultura familiar e a economia solidária é apoiar um modelo sustentável de produção agrícola, que não agride o meio ambiente”, enfatizou

A Fazenda Campos Novos fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 124, em Tamoios.