Prefeitura de Cabo Frio entrega novas unidades escolares à comunidade

Ao todo, quatro escolas foram reformadas e uma teve a nova sede inaugurada

A comunidade escolar de Cabo Frio está em festa, nesta semana, com a entrega de mais cinco escolas pela Prefeitura. Quatro delas foram totalmente reformadas e uma teve a nova sede inaugurada, na região central, no Jardim Esperança e no distrito de Tamoios.

As solenidades de entrega ocorreram nesta segunda (7) e terça-feira (8), com a presença do prefeito José Bonifácio, da secretária de Educação, Elicéa da Silveira, de secretários municipais e vereadores, além das equipes diretivas e da comunidade escolar.

A primeira a ser entregue, na segunda (7), foi a Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo, no bairro Parque Burle. A cerimônia contou com a presença do filho do patrono que dá nome à unidade, Ricardo Azevedo, o Cacá. Ele e o prefeito fizeram o descerramento da placa inaugural. Os alunos prepararam uma apresentação do hino de Cabo Frio, acompanhados no saxofone pelo estudante Rafael Calebe Ramalho Moreira, do 5º ano (turma 500).

Na sequência foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Dutra da Silveira, no bairro Jardim Esperança. A unidade escolar, que funcionava em prédio alugado no bairro Parque Eldorado, ganhou uma nova sede própria e ganhou o nome de uma personagem de grande importância para a comunidade local.

Na ocasião, uma das filhas dela, a advogada Maria Elisia da Silveira, fez um discurso de agradecimento citando a trajetória de coragem e os desafios na criação de 15 filhos entre biológicos e adotivos. Todos incentivados, segundo ela, a completar os estudos e a buscar formação profissional para a transformação da sociedade.

Os alunos do Pré I fizeram uma homenagem à patrona e em comemoração ao aniversário de 407 anos de Cabo Frio. Encerrando a cerimônia, o prefeito José Bonifácio e dona Maria Dutra descerraram a placa de inauguração.

Encerrando o dia, as obras de reforma da Escola Municipal Maria Dária Saldanha, também no Jardim Esperança, foram entregues. A diretora, Rosiane de Araújo, pontuou os desafios do período pós-pandemia, quando a unidade foi vandalizada e muitos itens como portas, janelas e fiação foram subtraídos da escola. Ela agradeceu o empenho da Prefeitura e da Secretaria de Educação, entregando uma unidade totalmente reformada, limpa, organizada e com todo o mobiliário.

Na terça (8), mais duas unidades foram entregues, a Creche Escola de Educação Infantil Prof.ª Maria Amália dos Santos Silveira, no bairro Jacaré, e a Escola Pedro Jotha, em São Jacinto, distrito de Tamoios.

Na creche do Jacaré, houve apresentação preparada pelas professoras com alunos das creches III e IV, além da presença do vereador Jean Carlos Corrêa Estevão (PL), morador do bairro e que acompanhou a obra.

Na Escola Pedro Jotha teve hasteamento das bandeiras, apresentação dos alunos e fotos que apresentavam o histórico da escola, incluindo uma com o prefeito Bonifácio e a secretária Elicéa, na ocasião do primeiro mandato dele, quando ocupavam os mesmos cargos.

A Prefeitura de Cabo Frio concluiu, até o momento, a reforma de 17 unidades escolares no primeiro distrito e em Tamoios, desde o ano passado. Outras nove estão em andamento e mais quatro estão com processos abertos para licitação.