Prefeitura de Cabo Frio entrega reforma da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró

Cerimônia de reinauguração será realizada na próxima terça-feira, a partir das 9h

A Prefeitura de Cabo Frio entrega, na próxima terça-feira (14), a reforma da Escola Municipal Evaldo Salles, localizada na Rua do Moinho, 20, no bairro Peró. Prevista para ser concluída no início do mês de agosto, a obra foi antecipada pela Prefeitura e a escola será oficialmente inaugurada em uma cerimônia especial, realizada na quadra da unidade.

Os estudantes estavam temporariamente alocados na antiga sede da Secretaria de Educação, situada no Largo de Santo Antônio, no Centro. Devido ao processo de mudança para a escola recém-reformada, todos os alunos estão estudando desde a última segunda-feira (6), com material complementar fornecido por meio de apostilas.

A unidade passou por uma completa renovação, através de um processo licitatório vencido pela Construtora Quito, que apresentou uma proposta com desconto significativo de aproximadamente 35% em relação ao valor estimado pela Secretaria Municipal de Educação. O valor proposto pela construtora foi de R$ 767.494,00, em comparação com os R$ 1.180.914,80 estimados pela Educação.

Quem foi Evaldo Salles

Evaldo de Oliveira Salles nasceu em Cabo Frio em 31 de maio de 1920. Durante sua infância, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou até a 5ª série do antigo primário. Em 1940, estabeleceu-se no Peró, onde foi viver com sua irmã e trabalhar nas salinas. Em 1946, iniciou a alfabetização de seus primeiros seis alunos, ampliando seu número a cada ano. Utilizando seu próprio salário, adquiria cartilhas e outros materiais essenciais para o ensino.

Durante a década de 50, desempenhou um papel fundamental na implementação da alfabetização de adultos no salão paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, mobilizando membros da comunidade local. Além de suas atividades educacionais, ele ministrava aulas de catequese, oferecia reforço escolar e prestava assistência aos mais necessitados, ajudando na alfabetização e ouvindo seus problemas.

Em 17 de novembro de 1985, foi inaugurada a primeira escola no bairro do Peró, sendo dedicada a Evaldo Salles em reconhecimento por suas contribuições significativas à comunidade.