Prefeitura de Cabo Frio executa plano de ação em áreas atingidas pela chuva nesta semana

Equipes estão percorrendo os bairros, atuando no escoamento da água e realizando reparos nas redes subterrâneas

As equipes da Prefeitura de Cabo Frio estão trabalhando nas ruas que ainda apresentam pontos de alagamento devido às fortes chuvas desta semana. Nesta quarta-feira (8), a Comsercaf desobstruiu a rede da Avenida Bispo Almir dos Santos, no Guarani, utilizando caminhão vacol. A ação deu fim ao alagamento que tomou conta de boa parte da via.

O serviço foi acompanhado pela Defesa Civil Municipal, que segue em alerta, e verificando também, junto com a Secretaria de Assistência Social, a situação das famílias atingidas no bairro Manoel Corrêa,

“Todas as famílias foram cadastradas, estão sendo acompanhadas e recebendo a assistência necessária. Nesta quarta-feira (8), estivemos na Rua das Dunas e na Rua Sete. A Secretaria de Assistência Social montou estrutura no CIEP 150 Professora Amélia Ferreira dos Santos Gabina, no Manoel Corrêa, para receber as famílias desalojadas, mas elas foram abrigadas na casa de parentes”, conta  Ângelo Santos, superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio.

Apesar dos impactos da chuva nesta semana, o escoamento da água no município ocorreu dentro do esperado. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, em diversos pontos da cidade, como no bairro Morubá, onde a água demorava dois dias para baixar, o escoamento na última segunda-feira (8) aconteceu em algumas horas.

“Já em outros pontos da cidade, como o Centro, o Guarani e o Manoel Corrêa, o escoamento da água foi mais lento devido às obstruções da rede de águas pluviais, que atualmente está sobrecarregada, em diversos pontos, por conta do despejo de esgoto”, explica a secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet.

Ainda segundo ela, como medida para atenuar os impactos da chuva, a Prefeitura tem realizado, de forma constante, o serviço de limpeza e desobstrução de galerias, bueiros e caixas de passagem da rede de águas pluviais. Nos últimos 10 meses, 6.294 ralos foram limpos nas ruas de diversos bairros de Cabo Frio e do distrito de Tamoios.

O mesmo ocorre com a desobstrução da rede e a troca das manilhas. Nesta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos estão fazendo a recuperação da rede da Rua 13 de Novembro, no Centro, onde foi necessária uma intervenção de grande porte para resolver o problema que perdura há anos.

“Já tiramos a situação de risco e solucionamos o vazamento, mas o trabalho segue nos próximos dias. Nosso objetivo é dar uma solução definitiva, para que este problema finalmente acabe. Depois vamos atuar em outras frentes. A grande questão é que a rede de escoamento de Cabo Frio está sobrecarregada por conta do despejo de esgoto e falta de limpeza. O resultado aparece em afundamentos que não avisam quando vão acontecer. Conseguimos melhorar a situação com o serviço de limpeza de bueiros, dando mais agilidade ao escoamento da água da chuva, reduzindo os pontos de alagamento. Mas a solução definitiva será o investimento na rede separadora, que compete à Prolagos”, finaliza Tita Calvet.