Prefeitura de Cabo Frio firma parcerias para realização de exames clínicos nos animais do Canil Municipal

Clínicas passam a disponibilizar exames de sangue e ultrassonografia para os cães e gatos abrigados no espaço

A partir desta semana, o Canil Municipal de Cabo Frio ampliou o cuidado com os animais abrigados no espaço por meio de uma parceria firmada com duas clínicas particulares. Agora os animais terão direito à realização de exames de sangue e de ultrassonografia.

Os exames auxiliam no acompanhamento do quadro clínico dos cães e gatos abrigados no Canil, e podem diagnosticar possíveis alterações no quadro de saúde dos animais. Os exames de ultrassonografia serão cedidos pela clínica da veterinária Cíntia Renata e os de sangue, pela Life.Vet, sem custos para o município.

“A causa animal deve ser uma parceria entre as esferas pública e privada. Sem o apoio de parceiros, não conseguimos avançar. Eu agradeço muito a essas duas parceiras que entenderam isso, acreditam no nosso trabalho e se dispuseram a nos ajudar”, disse a secretária municipal de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito.

Apesar dos cuidados, a Secretaria de Agricultura e Pesca adverte a população de que o Canil Municipal é um local de passagem para os animais e não um ponto de abandono. Por essa razão, feiras de adoção são frequentemente realizadas para diminuir o número de cães e gatos no espaço. Sendo assim, a tutoria de um animal deve ser vista como um ato de amor e responsabilidade. Vale ressaltar que, pela Lei de Crimes Ambientais, abandono de animais é passível de até cinco anos de detenção.

Avanço nas políticas públicas de proteção animal

A disponibilização de exames para os animais do Canil Municipal é mais um importante passo na estruturação das políticas públicas de defesa dos animais no município. Há um mês, também no Canil, foram retomadas as consultas veterinárias gratuitas para os animais da população de baixa renda.

Os atendimentos são feitos de segunda a quinta-feira, em dois horários: das 13h às 16h (segundas, quartas e quintas-feiras) e das 9h às 12h (terças-feiras). As sextas-feiras são dedicadas aos atendimentos internos aos animais que já estão no Canil.

Além disso, desde a semana passada, os atendimentos médicos de rotina aos animais no Canil estão sendo acompanhados pela aplicação da vacina antirrábica, após o município receber a cessão de 800 doses da Secretaria de Saúde de Armação dos Búzios.

O Canil Municipal fica na Fazenda Campos Novos, Km 124, em Tamoios.