Prefeitura de Cabo Frio implanta Aprovação Prévia On-line para esgotamento sanitário

Principal objetivo é acelerar a tramitação com o envio de documentos e aprovações por e-mail

A Prefeitura de Cabo Frio implantou mais um procedimento de Aprovação Prévia On-line (APO), dessa vez para as atividades de esgotamento sanitário na cidade. A normativa técnica da Aprovação Prévia Online de Esgotamento Sanitário (APO) é um procedimento simplificado digital, que tem o objetivo de desburocratizar processos e diminuir o custo da aprovação de projetos de saneamento, tanto para o profissional de arquitetura e engenharia como para a administração pública.

De acordo com a Portaria/SEMASA, nº1, de 18 de abril de 2022, os projetos da APO de Esgotamento Sanitário serão analisados e deverão cumprir exigências, como ter os pedidos de licenciamento de acordo com a Ficha de Auto Declaração, conforme modelo regulamentado. Os projetos devem ser destinados a residência unifamiliar, de até quatro quartos.

Para dar entrada na APO, é necessário que sejam enviados o projeto de saneamento no formato padrão exigido pelo Decreto nº 6.816, de 5 de abril de 2022 (se houver mais de uma prancha, todas deverão estar no mesmo arquivo) e o projeto aprovado pela APO de Arquitetura e Urbanismo.

Os documentos necessários para a APO de Esgotamento Sanitário devem estar em extensão PDF e serem enviados pelo autor do projeto, ou responsável técnico pela obra, para o e-mail da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (meioambiente@cabofrio.rj.gov.br). No caso de ausência de qualquer um dos documentos solicitados a APO não será aceita.

Após o envio da documentação pertinente, a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, responsável técnica da normativa, abrirá processo digital de APO e fará análise do projeto de saneamento. Estando em acordo, será feita a emissão da aprovação e envio por e-mail com carimbo de aprovação.

Em caso de exigências feitas pela Secretaria, estas serão enviadas por e-mail ao profissional em até sete dias para revisão do projeto ou acréscimo de informações. Cumpridas as exigências, o profissional reenviará o projeto para nova análise. Com a aprovação, o solicitante fará a abertura do processo administrativo no Protocolo Geral e apresentará a APO aprovada.