Prefeitura de Cabo Frio inaugura novo Cras Maria Joaquina nesta quarta-feira (17)

Unidade passa a funcionar em sede própria no bairro e com equipe completa

O bairro Maria Joaquina, no distrito de Tamoios, passa agora a contar com um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com sede própria e equipe completa. A Prefeitura de Cabo Frio inaugura nesta quarta-feira (17), às 10h, a nova unidade municipal, que fica na Rua da Alegria, número 25. A solenidade de inauguração será aberta ao público e contará com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Nilza Miquelotti, e demais autoridades.

Com a nova sede, a equipe do Cras Maria Joaquina passa a ser composta por oito profissionais, sendo um coordenador, três assistentes sociais, um psicólogo, um entrevistador social, um agente administrativo e um auxiliar de serviços gerais. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17 horas. No, local são oferecidos o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Atendimento do Cadastro Único.

O bairro Maria Joaquina possui atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2011, quando era realizado o Plantão Social, às quintas-feiras, em uma sala cedida pela Escola Municipal Justiniano de Souza, com um assistente social, uma psicóloga e um entrevistador do Cadastro Único. Em 2012, a equipe passou a contar também com um profissional de Direito. Em 2013, o atendimento passou a ser feito duas vezes na semana, em sala cedida pela Comsercaf. Já em 2017, o serviço foi transferido para uma sala cedida pelo Posto de Saúde. Em 2019, em prédio alugado, a unidade passou a contar com uma equipe volante fixa, oferecendo serviço contínuo.

No antigo modelo, eram realizados 50 atendimentos mensais. Agora com a unidade completa, a capacidade será ampliada para atender 1.000 famílias anualmente.

A secretária municipal de Assistência Social destaca que a inauguração do Cras Maria Joaquina vai beneficiar não apenas o bairro, mas toda a região.

“Após processo de desapropriação para aquisição de imóvel próprio e através de um trabalho de diagnóstico, está sendo possível a implementação de mais um Centro de Referência de Assistência Social no distrito de Tamoios. O Cras Maria Joaquina conta com equipe completa para atendimento aos serviços, programas e benefícios da Assistência Social, dentre eles, o Serviço de Proteção Integral à Família e Cadastro Único. A unidade vai atender aos moradores dos bairros Montevidéo, Alto da Rasa, Rasa, Vila Verde e Maria Joaquina. Um grande avanço para toda a região”, finaliza a secretária.