Prefeitura de Cabo Frio inaugura o Ceam Rosa da Farinha, em Tamoios, nesta quarta (8)

Solenidade do Centro Especializado de Atendimento à Mulher será às 10h e integra programação do Mês da Mulher

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura, nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a nova unidade do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em Tamoios, que se chamará Rosa da Farinha, em homenagem à antiga moradora quilombola e líder sindical Rosa Geralda da Silva. A solenidade será às 10h e integra a programação do governo municipal referente ao Mês da Mulher. O serviço será implantado em prédio próprio do município.

A estimativa é que a unidade comece a realizar os atendimentos na segunda-feira (13), das 8h às 17h. O equipamento é vinculado à Superintendência dos Direitos da Mulher, que faz parte da Secretaria de Assistência Social.

“É uma grande vitória do nosso governo a conquista de um espaço especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência em Tamoios, e ainda por cima em prédio próprio. Precisávamos desse equipamento no distrito”, afirmou o prefeito José Bonifácio.

A secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, também falou sobre a contribuição desse importante marco para as políticas públicas de amparo à mulher.

“É com muita alegria e satisfação que inauguramos esse equipamento para que as mulheres de Tamoios tenham seus direitos garantidos através desta política pública. Esperamos que com o Ceam Rosa da Farinha este serviço chegue a quem dele precise”, afirmou a secretária.

Para a superintendente dos Direitos da Mulher em Cabo Frio, Tânia Lopes, a abertura do Ceam Rosa da Farinha cumpre um compromisso com as mulheres do distrito de Tamoios, “que têm uma demanda enorme e aguardam há sete anos a reinstalação da política de enfrentamento à violência contra a mulher”.

“Estamos felizes em realizar este projeto enquanto governo, criando a política e atendendo à demanda para a operacionalização das ações, como imóvel próprio, mobiliário, equipamentos e equipe qualificada e capacitada na política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou.

O atendimento social à mulher vítima de violência em Cabo Frio é realizado no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Florisbela Rosa da Penha, n°292, no Braga. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Existe, ainda, a opção pelo WhatsApp, onde o acolhimento pode ser feito pelo número (22) 99808-2557. Outra forma de contato é pelo e-mail superintendenciadamulher@cabofrio.rj.gov.br.

PROGRAMAÇÃO TEM RODAS DE CONVERSA E EXPOSIÇÃO

Além da inauguração do Ceam Rosa da Farinha, duas rodas de conversa na Casa de Cultura José de Dome – Charitas completam a programação. A primeira será com o tema “Mulheres de Fé”, no dia 24 de março, às 14h30. A segunda será a roda de conversa “Mulheres Plurais”, na sexta (31), a partir das 17h30. Mais tarde, às 19h, acontecem intervenções artísticas. Os participantes das rodas serão divulgados posteriormente.

Também como parte das atividades pelo Mês da Mulher, numa iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher (Sudim), em parceria com a Secretaria de Cultura, por meio do Charitas, o governo municipal inaugurou a exposição “Arte de Mulher”.

A exposição, que é gratuita e composta por obras produzidas exclusivamente por artistas mulheres cabo-frienses, vai até o dia 31 de março, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado das 14h às 18h.