Prefeitura de Cabo Frio inaugura sala de informática no Abrigo Municipal Casa da Criança

Espaço possui oito computadores que foram doados pelo setor de tecnologia do Governo Municipal

Numa iniciativa inédita, a Prefeitura de Cabo Frio inaugurou nesta sexta (18), a sala de informática do Abrigo Municipal Casa da Criança, equipamento vinculado à Secretaria da Criança e do Adolescente. O espaço possui 8 computadores ligados a rede de internet e com pacote office instalado. Os equipamentos foram doados pelo setor de tecnologia do Governo Municipal.

“Agradeço a presença de todos e hoje me sinto muito feliz de estar aqui pela primeira vez num projeto tão importante para todos nós. Fico emocionada de ver essas crianças. Temos muito trabalho a fazer e estamos com muita vontade. Em Tamoios também temos representação para trabalhar pelas crianças. Estou aqui de corpo, alma e coração porque precisamos olhar para o próximo assim. Juntos seremos cada vez mais fortes”, comemorou a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, que foi professora e dava aula para crianças até 12 anos.

“O objetivo é garantir às crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de acolhimento institucional, o livre acesso à tecnologia que se tornou tão necessária na base das relações modernas, seja de forma interpessoal ou profissional, de modo a prepará-los para o mercado de trabalho, para a gerência dos atos civis e para o estabelecimento de relações saudáveis em todas as áreas de suas vidas”, destacou a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.

De acordo com a diretora do Abrigo Municipal, Miriam Santos, a sala vai funcionar de segunda a sexta e os assistidos vão contar com o apoio de um orientador social. Além disso, a instituição estabeleceu parceria com o Instituto Ser e o Cebrac para suporte no que for necessário em relação à informática.

“Nossa principal intenção é ajudá-los no acesso às tecnologias porque isso impacta no fazer dos trabalhos escolares, nas pesquisas. Mas, tão importante quanto isso, é que eles tenham acesso ao lazer e entretenimento a exemplo de jogos educativos que possam ensinar de forma lúdica. Estamos muito felizes porque muitas dessas crianças e adolescentes nunca tiveram acesso a isso”, comemorou a diretora Miriam Santos.

Segundo Miguel Frazão, coordenador-geral de informática do governo municipal, com a modernização dos equipamentos no prédio municipal, as máquinas que foram doadas ao abrigo foram recondicionadas e atualizadas. Além da internet, todas elas posso o pacote office com os programas básicos como editor de texto, de planilha, de apresentação, de imagens. A rede da sala de informática do abrigo conta ainda com filtro de conteúdo contra sites maliciosos, violentos e de conteúdo adulto.

Além da prefeita, participaram da inauguração o vereador e líder do governo na Câmara de Vereadores, Léo Mendes e o superintendente da Juventude, vinculada à Secretaria de Governo, Marlon Barbosa.

Os convidados foram recepcionados
ao som do Grupo Musical Amadeus, abrilhantou a tarde com repertório dedilhado no violão e no violino, e com um farto e saboroso coffee-break. Além disso, uma das acolhidas, de 15 anos, também se apresentou com um número musical.