Prefeitura de Cabo Frio leva ações da campanha Janeiro Branco aos pacientes do Programa Melhor em Casa

Conscientização sobre saúde mental chega às famílias atendidas pela assistência domiciliar

Durante todo o mês, a Prefeitura de Cabo Frio está levando a campanha Janeiro Branco, que trata da importância da saúde mental, a diversos públicos e unidades. Nesta semana, foram os pacientes do programa Melhor em Casa que participaram de uma série de ações que buscam contribuir para prevenção da saúde e qualidade de vida, refletindo na saúde mental. As atividades foram conduzidas pela equipe do programa, atendendo aproximadamente 120 famílias assistidas pelo Melhor em Casa.

Entre as iniciativas, aconteceram palestras, rodas de conversa e distribuição de material informativo, todas voltadas para o tema “Cuide de Si”. Os encontros abordaram diversas questões, desde a importância de pausas para o almoço até mudanças de hábitos simples que impactam positivamente no dia a dia. Os profissionais também levaram informações sobre a relevância da saúde mental, estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre suicídios, especialmente na faixa etária jovem, e orientações sobre a importância do tempo dedicado à família.

O diretor da Atenção Domiciliar de Cabo Frio, Junior Curcino, destacou a importância de tratar da saúde mental dos pacientes acamados e desospitalizados que precisam de cuidados especiais em casa.

“Manter todo o tratamento é importante, mas sabemos o quanto contribui para recuperação e qualidade de vida a saúde mental do paciente”, disse o diretor.

O programa Melhor em Casa, vinculado à Prefeitura de Cabo Frio, visa à desospitalização precoce e segura de pacientes, evitando riscos de infecções e proporcionando tratamento mais adequado no ambiente domiciliar. O acesso ao serviço pode ser feito por encaminhamento dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou equipes de Saúde da Família/Atenção Básica.

As equipes multiprofissionais do Melhor em Casa, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, garantem atendimento especializado e acompanhamento constante para pacientes que necessitam de cuidados frequentes, como antibioticoterapia endovenosa, ou outras medicações injetáveis, e tratamento de feridas avançadas e complexas.