Prefeitura de Cabo Frio limpa canais no Manoel Corrêa, Recanto das Dunas, Vila do Sol e Jardim Nautilus

Operação passou por três canais, com extensão total de 10 Km, para melhorar o escoamento das águas e evitar alagamentos

Em uma ação de grande importância para prevenção a chuvas e alagamentos no município, a Prefeitura de Cabo Frio está realizando o desassoreamento de três canais que escoam as águas pluviais dos bairros Manoel Corrêa, Recanto das Dunas, Vila do Sol e Jardim Nautilus. No total, são 10 quilômetros de canais recebendo o serviço.

As ações são realizadas por equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Governo, através da Supervisão de Bairros.

O canal que passa ao lado do Aeroporto Internacional de Cabo Frio não era desassoreado há mais de 20 anos. Já a limpeza do canal no bairro da Vila do Sol deixou de ser feita nos últimos 10 anos. De acordo com Roberto Souza, morador da Vila do Sol, o serviço já vem trazendo bons resultados na prevenção aos alagamentos.

“Era uma reivindicação antiga que agora está se tornando realidade. Essa limpeza é muito importante e fundamental, porque vai aliviar os alagamentos dos bairros Vila do Sol, Recanto das Dunas, Manoel Corrêa, Jardim Nautilus e uma parte do Braga. Mesmo ainda em andamento, já dá pra perceber um resultado extremamente positivo, pois já foi possível baixar o nível do canal em 80 centímetros”, disse Roberto Souza.

A limpeza é feita com escavadeira hidráulica, que realiza a remoção de areia, terra, rochas, lodo e outros sedimentos do fundo dos canais. O assoreamento (acúmulo de sedimentos), pode ser causado por diversas ações humanas ou pelo excesso de vegetação e de terra decorrentes de fenômenos naturais. Em alguns casos, o curso da água pode até deixar de existir, causando alagamentos e obstrução das redes de drenagem.

Esse tipo de serviço também já foi feito anteriormente em canais dos bairros Tangará e Jardim Esperança, com ótimos resultados na melhoria do escoamento da água.

De acordo com a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet, a limpeza de vários canais pela cidade é uma das prioridades do trabalho.

“Estamos desde julho trabalhando de forma incansável no desassoreamento dos canais dos bairros da cidade. Como os locais estão há muito tempo sem essa ação efetiva, mesmo com os serviços ainda não tendo chegado ao fim, a população já pôde perceber uma grande diferença no escoamento das águas pluviais nos bairros”, afirmou Tita.