Prefeitura de Cabo Frio oferece atividades no Dia da Alimentação e de Prevenção à Obesidade

Ações aconteceram nesta terça-feira (19) no Centro Municipal de Alimentação e Nutrição

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade, celebrados respectivamente nos dias 16 e 11 de outubro, a Prefeitura de Cabo Frio aderiu às campanhas e promoveu encontros para tratar desses temas no município.

Nesta terça-feira (19), equipes do Centro Municipal de Alimentação e Nutrição, da Secretaria de Saúde, formadas por nutricionistas, realizeram uma roda de conversa com a participação de representantes do curso de nutrição da UFRJ Macaé sobre bebidas açucaradas. A ação teve apoio da ONG Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

No encontro foram abordadas ainda questões sobre alimentação e prevenção de câncer de mama para cerca de 40 pessoas. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o desafio de combater a fome e, em paralelo, ressaltar a importância da qualidade da alimentação e prevenção da obesidade.

Neste ano, a mobilização sobre o dia da alimentação teve como tema “Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Meio Ambiente e Melhor Qualidade de Vida”, e levou a reflexão sobre nutrição e alimentação em mais de 150 países.

“A ideia é unir esforços para comunicar de forma intensa o impacto tanto da produção dos alimentos e o acesso da população, quanto da obesidade na vida das pessoas. A qualidade da alimentação é também um dos pilares para uma vida saudável. Ampliar o acesso à informação sobre isso é um mecanismo de prevenção e consequentemente redução dos agravamentos de saúde nas unidades”, explica Rachel Sanches, supervisora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde.

O encontro seguiu todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social.

O Centro Municipal de Alimentação e Nutrição está localizado na Rua Professor Edilson Duarte, 141, Jardim Flamboyant, e conta com equipe formada por cinco nutricionistas, quatro psicólogos e médico para realização dos tratamentos. Atualmente, atende cerca de 200 pacientes por semana encaminhados pelas unidades básicas de saúde.